Do G1 - A advogada Marcelle Mendes Mancuso, de 28 anos, que fraturou a coluna durante um abdominal invertido, foi campeã de um torneio de fisiculturismo realizado em São José do Rio Preto (SP), no sábado (3).

 

O acidente foi há seis anos, quando Marcelle realizou uma aula experimental em uma academia e caiu ao fazer o exercício em que o aluno fica de cabeça para baixo, pendurado no aparelho pelos pés.

Ela perdeu todos os movimentos do corpo, mas se recuperou completamente em um ano. Durante todo esse tempo, o amor pelas atividades físicas nunca acabou.

"Assim que meus movimentos foram retornando, voltei para as práticas. Voltei a fazer musculação, bike e nesse último ano também comecei a jogar tênis”, explicou Marcelle, que também mantém a alimentação regrada.

Como sempre apreciou as atividades físicas, a advogada entrou para o universo do fisiculturismo a partir de uma conversa com uma amiga. Porém, o campeonato do esporte seria realizado em apenas 40 dias em Rio Preto.

"Ela disse que eu tinha o corpo bonito, condicionamento físico, que treinava muito bem e que eu tinha um perfil para ser uma atleta de fisiculturismo."

"O tempo era muito curto, mas conversei com o treinador. Ele me fez uma avaliação física e como eu já vinha de um bom condicionamento físico, decidimos topar o desafio", explicou.

A advogada participou do torneio na modalidade "bikini," em que são escolhidas atletas com beleza natural e grupos musculares firmes. Para efeito de comparação, muitos competidores se preparam durante anos a competição.

E mesmo com um período bem curto, Marcelle novamente conseguiu se superar e conseguiu levar dois prêmios no campeonato.

"Foi incrível. Foi a primeira vez, nunca tinha participado e nem ido em um evento de fisiculturismo. Se não fosse minha preparação de todos esses anos, eu não conseguiria ir bem nesses 40 dias. Estou muito feliz em conseguir o prêmio e conhecer esse universo."

"Eu sofri um acidente tão sério, quase fiquei tetraplégica, e no sábado eu estava em cima do palco de um campeonato de fisiculturismo e ainda ganhei. Não consigo explicar a emoção que Deus proporcionou na minha vida, de ter essa chance com esse tipo de recuperação e poder viver tudo isso", afirmou.

O acidente

Em 2016, Marcelle caiu ao fazer o "abdominal invertido", algo que ela já tinha feito várias outras vezes em outra academia. Ela perdeu todos os movimentos no momento do acidente, não conseguindo mexer nenhuma parte do corpo abaixo do pescoço.

"O personal trainner da academia estava me dando um suporte nas costas do aparelho e os meus pés estavam presos por uma faixa. No exercício, essa faixa se rompeu muito rápido e ele não conseguiu me segurar. Eu caí imediatamente, batendo a minha nuca no chão ali no pé do aparelho."

A advogada foi hospitalizada e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base (HB), com fratura na quinta vértebra e lesão na medula.

"Na época meus médicos não sabiam precisar quais seriam as minhas sequelas, inclusive se eu voltaria a andar, porque embora não tenha rompido, eu me machuquei de uma forma muito severa."

Marcelle cursava o último ano de direito e precisou trancar a faculdade, além de precisar da ajuda dos pais para fazer praticamente tudo.

"Eu dependi todo esse momento dos meus pais para tudo. Para me alimentar, para tomar banho, fazer todas as necessidades básicas. Um período muito difícil. Precisei também fazer muitas sessões de fisioterapia e hidroterapia para meus movimentos voltarem aos poucos."

"Primeiro agradeço a Deus, que me deu uma segunda chance. Fui atendida rapidamente e de maneira eficaz, o que foi essencial. Tive o respaldo de profissionais excelentes, desde o dia do acidente até durante a recuperação, em que dois ótimos fisioterapeutas se revezavam durante o dia para me ajudar a voltar a andar e a me mexer. Fui abençoada demais", disse Marcelle ao g1, na época em que recuperou os movimentos.