A oficina tinha como tema “A Linguagem Fotográfica”, foi direcionada aos interessados na iniciação a fotografia. A oficina tratou dos principais elementos da linguagem fotográfica como área de interesse. A focagem, o ponto de vista e a composição foram discutidos a partir da apreciação de imagens acompanhadas de discussões e de propostas de exercícios seguidos de analises dos resultados.
Os alunos da escola Manoel tiveram a oportunidade de praticar a fotografia independente da câmera fotográfica, podendo ser analógica ou digital, com recursos automáticos ou manuais.
A oficineira desta 3ª oficina oferecida pela Prefeitura Municipal, foi Flávia Bertinato. Ela nasceu em Pouso Alegre (MG) em 1980. Mudou-se para São Paulo, onde vive e trabalha com concepções artísticas em diversos meios. Ministra cursos de instrumentalização fotográfica e outros também vinculados ao estudo da imagem. Graduou-se em bacharelado em Artes Plásticas pela UNESP (2002) e cursou Uma teoria da arte para hoje, com Thierry de Duve, no Centro Universitário Maria Antônia - USP. Cursou disciplinas no departamento de pós-graduação da ECA/USP onde foi aluna de Sônia Salzstein e Tadeu Chiarelli. Seus trabalhos estão em coleções particulares e públicas (Museu de Arte de Ribeirão Preto (SP) e Museu Dragão do Mar, em Fortaleza).
O Prefeito Municipal Jorge Feres Junior, agradeceu a oficineira Flávia pela oficina oferecida a escola Manoel, e disse estar muito satisfeito com o Projeto Ponto MIS em nossa cidade. “Assim que conquistei mais este projeto cultural para Borborema, fiz questão de conhecê-lo melhor, e os resultados obtidos estão sendo fantásticos!”, afirmou o Prefeito Jorge.
Texto e foto: José Commandini Neto - Jornalista Profissional