Os alunos da EMEF Prof. José Toledo de Mendonça e da EMEF Agropecuária Dr. Ulysses Guimarães, ambas escolas da Rede Municipal de Ensino de Itápolis, tiveram seus projetos selecionados dentre as escolas públicas e particulares dos 645 municípios do Estado e se apresentam na Assembléia Legislativa em São Paulo, no dias 08 e 09 de Novembro.
A aluna Thaís da Silva Nascimento, fez um projeto pelo Partido da Habitação, sobre a necessidade de acessibilidade e o aluno Caio da Cunha Leão, pelo Partido da Natureza, fez um projeto sobre a energia limpa e a implantação de placas fotovoltaicas nas escolas.Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação da Professora Sandra Ap. Longhini (História), com a colaboração do Professor Marcelo de Freitas Mendes (Geografia) e a correção da Professora Isabela Peron Simon (Português) e serão publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.
A EMEF Agropecuária Dr. Ulysses Guimarães, pelo segundo ano consecutivo vai enviar seu aluno para participar do Parlamento Jovem Paulista.
De acordo com a professora que orientou os alunos, Sandra Longhini, para as escolas e seus professores, envolver os jovens estudantes na discussão dos problemas da sociedade e na elaboração de propostas para solucioná-los é uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política, mostrando-lhes que cidadania se constrói com participação efetiva, interesse pelo diálogo, respeito à opinião dos outros e principalmente, responsabilidade.
Entenda o que é o Parlamento Jovem Paulista O Parlamento Jovem Paulista é uma Sessão Especial da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que acontece desde 1999. Nesta sessão, os deputados estaduais cedem seus lugares no Plenário Juscelino Kubitschek para jovens estudantes de todo o Estado.
Eles se tornam os deputados e deputadas do Parlamento Jovem Paulista por um dia: dirigem todos os trabalhos, apresentam propostas para melhorar as condições de vida do povo e falam sobre suas ideias.
O objetivo principal é possibilitar aos estudantes uma visão participativa da democracia, por meio da vivência de um dia de Sessão Parlamentar.
Puderam participar do projeto os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas particulares e públicas do Estado, que se candidataram a uma das 94 cadeiras, enviando seus Projetos de Lei à Comissão Especial julgadora da Assembléia Legislativa.