Com apenas dois anos no ramo de artesanato, proprietária de empresa itapolitana conquista prêmios, convites para programas de tv e classificação 5 estrelas no maior site de casamentos do país

ju

por Karina Cardili/ Redação RN: Em 2015, cansado de ver sua mulher procurar emprego, João Rodrigo, marido de Jussara Correia, ou Ju Correia, como é carinhosamente conhecida, presenteou a esposa com uma máquina de costura.  Detalhe: ela não sabia costurar.

 1

Ju com a apresentadora Claudia Tenório, da Rede Vida

Mas o que nem Ju nem o marido imaginavam é que o presente viria a mudar sua vida e fazer com que Jussara, que é formada em Propaganda e Marketing, se tornasse destaque nacional no ramo de artesanato, e, dois anos depois, estaria dando entrevista em canal de tv , ganhando prêmios e ensinando o ofício á novas artesãs.

“Sempre tive vontade de aprender a costurar. Quando ganhei a máquina, fiz uma oração e fui comprar uma revista de corte costura. Me lembro que havia uma costureira na banca de jornal que me deu 5 minutos de explicações. Passei então a assistir todos os programas de artesanato na tv, acompanhar tutoriais no YouTube e revistas de artesanato até que consegui, através do Facebook minha primeira cliente”; lembra Ju.

3

Os noivos Karina e Gilmar durante casamento, com lembrança feita pela Brindes Delicato

“Como eu não era conhecida na cidade - havia me mudado para Itápolis há apenas um ano- , recorri a rede social como ferramenta de vendas. Nunca imaginei que iria começar meu ofício de artesanato atendendo uma noiva. A Priscila estava a procura de alguém que fizesse um tipo específico de lembranças para seus padrinhos. Me concentrei em dar o meu melhor e agradar essa noiva colocando além de minha criatividade também todo o amor e carinho que eu achava que ela merecia em seu casamento. A Priscila participava de um grupo de noivas e me indicou para a Jobiana, que foi minha segunda cliente. Ela queria um modelo de lembrança em uma medida diferenciada. Me animei com as possibilidades de se trabalhar com casamentos e comecei a anunciar meus dois únicos trabalhos em outros grupos de casamento e muitas noivas começaram a me adicionar como amiga na rede social. Foi quando conheci a Éritta, minha terceira cliente. Ela havia levado dois golpes de pessoas que venderam e não entregaram e estava muito desapontada por não conseguir fornecedores de confiança para seu casamento. Foi quando eu me especializei em almofadas personalizadas para casamento, e de lá pra cá nunca mais parei de atender noivas, tanto através das redes sociais quanto através de pessoas que me indicam para clientes da cidade”; conta Ju.

“Hoje, faço outros tipos de lembranças e ainda atendo as mesmas clientes que se casaram, no segundo momento mais mágico de suas vidas, com artigos de decoração para quarto de bebê”.

Ju explica que trabalhar com noivas requer amor, paciência e muito comprometimento. “Aprendi a produzir sonhos e não apenas artesanatos”.

ju1

Ju com Cláudia Pacheco, apresentadora do Vida com Arte na TV Aparecida

A artesã então passou a se especializar em almofadas personalizadas, almofadas para decoração, presentes diferenciados como caixas especiais, Patchwork e costura criativa em itens como necessaires, bolsas e kits infantis, além de técnicas de pirografia aplicada em tecido e bordado.

“Quando percebi que meu empenho estava me levando a lugares mais altos do que eu poderia imaginar, passei a me aprimorar, fazendo diversos cursos. Apesar de ser profissional de marketing, precisei me adaptar ao marketing on line e foi necessário realizar cursos também nesta área, bem como um programa de orientação e coaching com o Gilberto Chaves do site coachparanegocios.com.br

Acredito que o fato de eu já ter sido vendedora durante um período de minha vida me ajudou a entender e perceber melhor as necessidades de minhas clientes”; explica Ju.

Em 2016 veio o convite para participar de um concurso cultural no programa Vida Melhor, da apresentadora Cláudia Tenório, na Rede Vida de Televisão.

ju copy

Ju ao lado de Rita Maria, apresentadora do Arte Brasil no canal rural e a Artesã Alessandra Palante

“Eu enviei a foto de um dos modelos de porta alianças que criei e contei minha história. Minha foto ganhou o concurso! Foi então que fui convidada pela primeira vez a ir em um programa de TV. Imagine só, do anonimato à TV e ao vivo logo na primeira participação? Foi muito gratificante e acabei fazendo duas partipações no programa” relembra Ju.

“Um dos vídeos foi publicado por alguém no YouTube e o programa Arte Brasil do Canal Rural também passou a me convidar para participar do programa até que um dia me pediram uma entrevista. Aos poucos os vídeos começaram a repercutir na internet e comecei a ajudar muitas artesãs e ensinar artesanato através de aulas particulares via Skype”.

No mês passado, Ju esteve novamente no programa Arte Brasil. “A responsabilidade de se ensinar artesanato através da TV deixa qualquer pessoa ansiosa, o frio na barriga é o mesmo sempre!”; conta ela.

Em março, viria mais um reconhecimento pela dedicação, carinho, talento, empenho e seriedade da artesã para com seu trabalho e suas clientes: seu trabalho recebeu o prêmio Casamentos AWARDS 2017, classificação 5 estrelas no maior site de casamentos do país, o casamentos.com.br.

“Por se tratar de um site que reúne profissionais de casamento do Brasil todo, muitas noivas recorrem a ele para tirar informações de confiabilidade. Em 2015, eles desenvolveram um método de avaliação de classificação dos fornecedores para auxiliar as noivas em suas escolhas. Funciona com base a vários critérios de avaliação como se fosse uma espécie de "oscar" e essa classificação, além de pontuar os fornecedores no âmbito necessário para que haja confiabilidade nas contratações, ajuda a promover o nome do fornecedor e principalmente sua cidade para que as noivas dá região tenham condições de identificar os melhores fornecedores para atende-lás”; conta Ju, que durante todo o ano de 2016 foi avaliada pelo site. “Ter recebido o prêmio 5 estrelas no site casamentos.com.br foi uma verdadeira vitória”.

4

Click aqui e confira o trabalho da artesã

Humilde, Ju diz que procura aprender todos os dias com as pessoas com quem se relaciona. “Também atribuo todas as conquistas ao fato de ter feito Jesus o meu sócio. E seguindo os passos Dele tento me manter o mais humilde possível em todos os sentidos. Não é porque recebi prêmio ou participo de programas que me encontro em uma posição social diferente de qualquer outra artesã em início de carreira. O caminho é árduo e assim como muitos profissionais, também tenho encontrado dificuldades com os resultados de vendas devido a atual recessão econômica do país. Mas levo comigo a certeza de que Deus guia nossos caminhos e as vezes as aflições que passamos são a maneira que Ele encontra para nos manter dentro de Seus objetivos. As portas que Deus abre jamais se fecham, mas é preciso perseverança e muita fé para alcançar o verdadeiro sucesso subindo um degrau de cada vez”.

BRINDES DELICATO
A Brindes Delicato atende clientes do país inteiro.  “Fazemos desde uma pequena encomenda de toalhinhas ou lágrimas de alegria aqui em Itápolis até os mais incríveis e caros porta alianças elaborados!”

CONTATO

Você pode entrar em contato com Ju através da página do Facebook Brindes Delicato (www.facebook.com/bdsdelicato) ou através do perfil Ju Correia. 

AULAS ON LINE
Durante o mês de maio você poderá acompanhar as aulas da artesã através do YouTube nos dias 5, 12,19 e 26, ás 18h, no canal do YouTube do programa Arte Brasil e ao vivo no programa Vida Melhor com a Cláudia Tenório no dia 10.05.

SOBRE A ARTESÃ
Ju é natural de Campinas, onde trabalhava vendendo carros importados. Em 2014 mudou-se para Itápolis com o marido, com quem começou a trabalhar vendendo pneus. 

“No início foi difícil pra mim, eu tentava atender aos clientes e muitos não queriam ter contato comigo. Tentei então procurar emprego como vendedora mesmo ou então na minha formação de marketing mas não consegui nenhum emprego. Com um filho pequeno e sem ter parentes nenhum na cidade senti uma tristeza enorme e achava que seria muito infeliz aqui. Meu marido teve compaixão de minha situação. Eu sempre tinha sido uma pessoa independente e não trabalhar no que eu tinha experiência era muito difícil pra mim. Como sempre tive vontade de aprender a costurar, ele me deu a máquina de costura. Eu passei a dedicar 12 horas por dia em aprender artesanato, eu colocava minha máquina de costura em frente a tv e procurava tutoriais que ensinavam costura e fui aos poucos descobrindo os programas de artesanato e não perdia nenhum em todos os horários. Tenho muitas influências em meu trabalho de artesãos como Alessandra Palante, Jonh Baltazar, Ana Cosentino, Afonso Franco, Taninha Ávila, Andreia Bassan, Tânia Silva entre outros. Eu via essas pessoas pela TV e já tive oportunidade de conhecer algumas pessoas é pra mim tudo é como se fosse um sonho.... Quando conheci a apresentadora Cláudia Tenório pela primeira vez chorei e ter recebido o primeiro abraço dá apresentadora do Arte Brasil Rita Maria foi uma das maiores emoções já vivenciadas, pois foi assistindo principalmente esse programa que aprendi toda a base do artesanato que eu produzo.

Hoje, eu adotei Itápolis como minha cidade do coração, pois foi aqui que eu recebi a oportunidade de fazer do meu amor minha profissão. Tem muito itapolitano que não valoriza a cidade em que mora. Aqui tem muitos defeitos como em qualquer outra cidade mas aqui, por ser uma cidade ainda em desenvolvimento, oferece a oportunidade que as cidades mais desenvolvidas jamais serão capazes de oferecer.

Sou muito agradecida a Deus por ter me colocado aqui e ter me capacitado, por isso sempre dou preferencia aos fornecedores da cidade e espero um dia ter pessoas da cidade fazendo parte do meu time. Itápolis tem investido em colocar o artesanato no círcuito do comércio e cabe a população apoiar aos talentos incríveis que aqui existem".