'Pareciam várias batatas juntas', afirma o dono do rancho. Primeira colheita feita no rancho rendeu três batatas diferentes.

batatagigante

Com 4,6 kg, uma batata doce do plantio de um rancho em Ibitinga impressionou o comerciante que a colheu, pelo formato e pelo tamanho. “Pareciam várias batatas juntas”, afirmou Reinaldo Marcomini.

 O dono do rancho, que fica às margens do Rio Jacaré Pepira, se espantou com as três batatas doces que colheu. A batata 'gigante' já virou atração na cidade. Um radialista da cidade ganhou de presente a raiz depois de convidar o comerciante para participar de um programa no rádio. “Ele foi muito simpático, então dei a batata pra ele”, diz Reinaldo.

As outras duas batatas, um pouco menores, ficaram para ele, que fez receitas em casa e acabou dividindo com um empregado. “A batata virou doce de batata, comemos batata frita, batata com café, era batata que não acabava mais”, brinca o comerciante.

Reinaldo tem 71 anos e começou a plantar frutas e as ramas no rancho há cerca de seis meses. Das três fileiras de ramas plantadas, apenas uma foi colhida e já deram cerca de 30 batatas, incluindo as três de tamanho diferentes.

Reinaldo não descarta a possibilidade de ter mais batatas grandes na plantação.Mesmo sem saber explicar o que aconteceu, o empresário está se divertindo com a inusitada colheita.
Agrônomo explica

O G1 mostrou as fotos para o engenheiro agrônomo Otaviano Pereira, da Secretaria de Agricultura de Bauru. Ele explicou que, pelo peso da batata, possivelmente ela ficou mais tempo que o normal no solo, que também deve estar bastante fértil para o desenvolvimento da planta.

"O normal da colheita é cerca de 10 a 12 meses após o plantio, quando apresentam os frutos que encontramos no mercado. Estes frutos possivelmente permaneceram mais tempo - cerca de 20 meses ou mais - e por isso atingiu este peso", explica Otaviano.

Do G1

Mais Lidas