Criado em 1998 para identificar e valorizar professores que adotam boas práticas em sala de aula de todo o Brasil, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, é hoje o mais importante prêmio da Educação brasileira. Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira, a Fundação Victor Civita valoriza os bons educadores e dissemina para todo o Brasil a profissionalização da carreira docente,

 destacando aqueles profissionais que investem em seu aperfeiçoamento, que são estudiosos das didáticas específicas e que obtêm bons resultados na aprendizagem de seus alunos.

O Prêmio Victor Civita é uma das iniciativas que trabalham nessa direção e têm essa ideia como princípio.

Em 14 anos de existência, o título de Professor ou Gestor Nota 10 foi concedido a 140 educadores, entre professores e diretores escolares, que receberam aproximadamente 1,44 milhão de reais em prêmios. É a premiação recordista em número de inscrições de toda América Latina, ultrapassando a marca de 40 mil participantes em sua história.     
     
Mais de 4 mil professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos de diversos segmentos de ensino inscrevem seus trabalhos a cada edição do Prêmio, em diferentes áreas de conhecimento.

Uma comissão selecionadora, composta por renomados profissionais em didática do ensino, analisa todos os trabalhos recebidos. Entre eles, são escolhidos dez Professores Nota 10 e um Gestor Nota 10. Os trabalhos desenvolvidos pelos educadores premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da tarefa de ensinar crianças e jovens e de mantê-los na escola. Trabalho esse indispensável para a transformação do país numa nação melhor e mais justa.

Há 14 anos, sempre no mês de outubro, a Fundação Victor Civita promove uma solenidade de reconhecimento e premiação aos educadores vencedores. Na noite da cerimônia, entre os 10 Professores Nota 10, um é eleito Educador do Ano, por um corpo de jurados, especialistas em Educação.

A cerimônia de premiação é transmitida pela TV Cultura, para 14 estados brasileiros. Os professores premiados são agraciados com:
• Troféu
• Prêmio em dinheiro para os educadores
• Prêmio em dinheiro para escola do Gestor Nota 10
• Curso de pós-graduação para o Educador do Ano
• Participação em seminário de Educação com renomados pesquisadores internacionais
• Divulgação dos trabalhos na revista e no site NOVA ESCOLA
• Visibilidade nos meios de comunicação de todo o país
• Visita a São Paulo com roteiro cultural na cidade

Em 2011, a vencedora do “Prêmio Victor Civita Educador Nota 10” na categoria “Gestor Nota 10” é a Professora Maria Inês Miqueleto, Coordenadora do Ciclo I da E.E. Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, na Vila Maria e Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI. O projeto intitulado “Instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos alunos” tem o trabalho voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Falou a Coordenadora Maria Inês, “sentia necessidade de ter os alunos ‘na palma da mão’ com relação ao processo de ensino e de aprendizagem. Então, desenvolvi instrumentos que me auxiliassem na análise dos trabalhos realizados pelos docentes e discentes e que possibilitassem posteriormente, discussões e redirecionamentos da prática pedagógica.”

Trabalhos como esse possibilitam que outros educadores sejam “contagiados” por essa prática.

Serviço:

PRÊMIO VITOR CIVITA - EDUCADOR NOTA 10
Categoria Gestor Nota 10

Coordenadora pedagógica Maria Inês Miqueleto Casado
Cidade Ibitinga, SP
Instituição E. E. Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira
Anos do 1º ao 5º
Projeto Instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos alunos

Colaboração: Cleuza Estornioli de Castro