out

Equipe do PSF Jardim Alvorada durante Campanha Outubro Rosa em Borborema (Fotos: Divulgação)

Outubro Rosa - A Prefeitura Municipal de Borborema e o PSF Jardim Alvorada aderiram à Campanha Outubro Rosa, todas as salas receberam um toque especial nas portas com um laço cor de rosa para lembrar a causa que tem como objetivo atrair a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. Nesta sexta-feira (9) os funcionários públicos foram trabalhar com peças de roupas cor de rosa e fizeram o uso do laço rosa para incentivo da campanha.

rosa2

Equipe da Prefeitura de Borborema (Foto: Divulgação)


CÂNCER DE MAMA

Sobre o câncer de mama:
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor; Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos do câncer a cada ano.

Fatores de Risco (principais):

-História familiar de câncer de ovário;
-Vários casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
-História familiar de câncer de mama em homens.


Principais Sinais e Sintomas:

-Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente indolor (não dói);
-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
-Alterações no mamilo (bico do peito);
-Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
-Saída de líquidos dos mamilos;

OBS: Ao perceberem alterações nas mamas procurar imediatamente um serviço de saúde para a avaliação, pois, tais alterações podem não ser câncer de mama.
Detecção Precoce (descobrir no início)

O câncer de mama pode ser diagnosticado em fases iniciais, o que aumenta muito as chances de tratamento e cura.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Assim todas as mulheres independentemente da idade podem conhecer seu corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas. Assim é importante as mulheres observarem e tocarem suas mamas, mesmo que sem técnica específica, no momento em que for confortável para elas e valorizar a descoberta de pequenas alterações mamárias.

Além da atenção ao corpo, é recomendado que as mulheres de 40 a 69 anos realize a mamografia de rastreamento (quando não existe sinais e sintomas) a cada 2 (dois) anos.

Antes dos 40 anos em caso de algum sinal ou sintoma deve-se conversar com o seu médico para solicitar o exame (geralmente é realizada a ultrassonografia das mamas).

Os benefícios da mamografia de rastreamento são:

-Encontrar o câncer no início e permitir um tratamento menos agressivo;
-Menor chance de a paciente morrer por câncer de mama, devido ao início do tratamento precoce.

A mamografia diagnóstica é solicitada em qualquer idade a critério médico para investigar lesões suspeitas da mama, mas geralmente não é solicitada em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas e o exame pode apresentar resultados incorretos.

Tratamento
O tratamento do câncer de mama possui importantes avanços, principalmente no que diz respeito a cirurgias menos mutilantes. O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença (estágio em que está), suas características bem como das condições da paciente (idade, doenças associadas preferências e outras). O prognóstico (expectativa de cura). Quando a doença é descoberta no início tem grande chance de cura.

O tratamento em sua modalidade se divide em:

-Tratamento local: cirurgia e radioterapias;
-Tratamento sistêmico: quimioterapia hormonioterapia e terapia biológica.

Atenção: A qualidade de vida da paciente com câncer de mama deve ser preocupação dos profissionais de saúde do longo de todo o tratamento. Assim vale o ditado “melhor prevenir do que remediar”.

-“Olhe, sinta e perceba as suas mamas no dia a dia”.

Tenha seu dia Rosa e procure uma Unidade de Saúde para realizar o seu exame.



Fonte do Departamento de Comunicação Prefeitura de Borborema