A Divisão Municipal de Meio Ambiente vem desenvolvendo desde 2013 o Projeto de recomposição da Mata Ciliar do Ribeirão dos Fugidos e de nascentes. A Prefeitura Municipal através da Divisão Ambiental reuniu 90 alunos com objetivo de conscientizar sobre a importância da recuperação e preservação de nascentes, das áreas de preservação permanente e da conservação do solo e de que a revegetação têm capacidade de diminuir uma série de impactos ambientais, e reestabelecer as características anteriormente degradadas. Essas atividades vêm crescendo gradativamente com a divulgação da doação de mudas pelo Viveiro Municipal, com isso a procura vem aumentando. “Os trabalhos de recuperação em áreas de proteção permanente e nascentes vêm trazendo belos frutos, essas atividades vem sendo realizadas com alunos de escolas de ensino infantil básico, em parceria com agricultores e a Divisão de Meio Ambiente”, explica a Gestora Ambiental Elaine Mara Presotto Bertolo.
Em parceria com a Secretaria da Educação, também estão sendo realizadas atividades com crianças em salas de aula que estão adorando a parte prática do projeto, solidificando a Educação Ambiental, a experiência entre produtor, alunos e Divisão de Meio Ambiente, expandindo-se a cada ano.
“A Divisão Ambiental escolhe as propriedades, definindo a prioridade de área de preservação permanente e nascente, utilizando as práticas ambientais com os alunos, onde aprendem técnicas de plantio, espaçamento, adubação e irrigação”, contou o Prefeito Municipal Virgilio do Amaral.
Texto e fotos: José Commandini Neto - Jornalista Profissional