Cerca de 500k de lixo foram retirados das margens do Rio Tietê
Em Borborema, a Semana da Água foi finalizada com uma ação de limpeza nas margens do Rio Tietê. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Divisão de Meio Ambiente começou às 8h30min., de Domingo, 30/03 e seguiu até o inicio da tarde. Os participantes recolheram cerca 500k de lixo, tudo da margem do rio.
O objetivo é chamar a atenção da população quanto à preservação dos recursos hídricos. Segundo a Gestora Ambiental Elaine Mara Presotto Bertolo, a ação faz parte de um programa de conscientização e educação ambiental.
O Prefeito Municipal Virgilio do Amaral Filho, ressaltou que a limpeza é importante para recolher todo o lixo acumulado nas margens do rio e também por fim aos possíveis criadores do mosquito da Dengue.
Para Mara, o problema é que as pessoas não pensam no amanhã e acabam desrespeitando a legislação ambiental. "Agora está seco o rio mas quando encher e tivermos que realizar alguma atividade é em meio ao lixo que iremos nadar", comentou.
A presença de lixo nas águas do Rio Tietê prejudica não somente a qualidade da água. "Esse material, o lixo, pode chegar a interferir na alimentação e reprodução dos peixes, bem como na alimentação das pessoas", explicou Mara.
O Prefeito Virgilio agradece a todos os colaboradores, a COTRARB e aos Bombeiros Municipais que apoiaram a iniciativa.