Centenário da instituição de ensino motivou realização de sessão solene, na sexta-feira. População, comunidade escolar e vereadores reviveram fatos marcantes destes 100 anos
Mais que um ato protocolar, a sessão solene da noite de sexta-feira (04) foi marcada pelo retorno secular a fatos que marcaram o dia a dia de uma das mais importantes escolas da região, a Escola Estadual Professor Júlio Ascânio Mallet.
Os 100 anos de existência da Escola motivaram a edição de um decreto legislativo, de autoria de todos os vereadores, que concede a comenda de “Honra ao Mérito” à instituição.
A honraria foi outorgada em uma sessão que resgatou momentos importantes da trajetória do “Grupão”, primeiro nome da Escola. O primeiro ato foi a audição do “Hino ao Mallet”, com letra e música da ex-professora Maria Rosaura Mendonça Trevisan.
A atual diretora, Neusa Elisa Tambarussi, projetou slides com fotografias de conteúdo histórico, retratando ex-alunos, ex-professores e ex-dirigentes em momentos capturados por máquinas fotográficas, muitos deles em ocasiões em que os registros fotográficos não eram tão simples e usuais como hoje.
A ex-professora Nelsa Maria Fiani Gentil falou em nome dos professores ativos e inativos que passaram pelas salas de aula do Mallet, valorizando o magistério e a trajetória deles na Escola.
Maristela Gallo, supervisora regional de ensino, José Luís Kawachi, vice-prefeito, e vereadores usaram a Tribuna para congratular a Escola e também enaltecer a data.
No discurso final, o presidente Guto Biella (PV) concluiu que “a Escola forja em nós marcas que levamos para a vida toda. E o Mallet forjou e forja em Itápolis marcas que jamais se apagarão”.
A inauguração oficial do Mallet, então “Grupão”, se deu em 12 de outubro de 1913. O tema das comemorações é “100 anos construindo conhecimento e valores éticos, trabalhando a sustentabilidade e a tradição de sua história”.
Veja no site oficial – www.camaraitapolis.sp.gov.br – o vídeo e as fotos da sessão solene de 04/10.
Jornalismo – Câmara Municipal