Homenageado é filho do itapolitano Valentim Gentil e psiquiatra de renome, além de ser titular da Academia de Medicina de São Paulo

vge

A Câmara Municipal se reúne em sessão extraordinária na sexta-feira (11/7), às 18h. O principal item da pauta é o projeto de Decreto Legislativo, subscrito por todos os vereadores, que concede título de “Cidadão Itapolitano” ao médico psiquiatra Valentim Gentil Filho (67).

O homenageado é natural de São Paulo, capital, e graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1970. Possui sólida carreira acadêmica no Brasil e na Europa, onde galgou a condição de PhD em psicofarmacologia clínica no Institute of Psychiatry do Kings College, em Londres, Inglaterra, em 1976. Tornou-se Livre-Docente em Psiquiatria (1987) e Professor Titular de Psiquiatria pela FMUSP, em 1994.

Valentim Gentil Filho ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo em 30 de junho de 1992, sendo o primeiro ocupante da cadeira nº 15, cujo patrono é Mário Yahn.

Em 2013, concedeu entrevista ao programa “Roda Viva” da TV Cultura, discorrendo sobre ansiedade, depressão e uso de medicamentos.

O vínculo do homenageado com Itápolis vem do pai, Valentim Gentil, itapolitano que se destacou no cenário político local e estadual. Foi vereador, primeiro presidente da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil, provedor da Santa Casa, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e, nessa condição, promulgou a Constituição Paulista em 09 de julho de 1947.

Valentim Gentil Filho, que reside em São Paulo, deverá acompanhar in loco a sessão extraordinária da sexta-feira. O médico, após a sessão, proferirá palestra com tema “Transtorno do Humor e da Ansiedade”, no Teatro Municipal, como evento integrante da 44ª Semana Universitária.

Jornalismo – Câmara Municipal