Mais de 5 mil pessoas já foram vacinadas, mas o número de crianças de 6 meses até menores de 5 anos que receberam a dose de proteção, ainda é pequeno

gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe prossegue até o dia 26 de maio (sexta-feira). A estratégia de vacinação contra a gripe tem o objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos relacionados ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir por complicações.

De acordo com o Ministério da Saúde os grupos que tem direito de receber a vacina são:
- pessoas com 60 anos ou mais;
- gestantes em qualquer idade gestacional;
- profissionais de saúde;
- crianças de 6 meses até menores de 5 anos;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- professores das escolas públicas e privadas (desde o ensino fundamental até o ensino superior) mediante a apresentação de crachá ou holerite;
- pessoas portadoras de doenças crônicas em qualquer idade com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros).

De janeiro até 24 de abril de 2017, no Estado de São Paulo, foram notificados e confirmados 206 casos positivos para o vírus Influenza distribuídos em 77 municípios do estado. O vírus Influenza AH3N2 foi o mais frequente seguido pelo vírus B. Dos 206 casos confirmados para o vírus influenza, 23 evoluíram para óbito. A faixa etária com maior proporção de casos e óbitos foi a dos maiores de 60 anos.

Medidas preventivas tais como isolamento social na presença de sinais e sintomas sugestivos de influenza (gripe), as boas práticas de etiqueta respiratória, boa higiene pessoal e do ambiente colaboram para a redução da transmissão do vírus e na proteção coletiva.

Em Itápolis já foram vacinados: 5.085 pessoas, número que corresponde a 54,11% do total previsto. Mas o que chama atenção é a baixa procura da vacina para crianças. Os pais e responsáveis precisam procurar os postos de saúde para que as crianças de 6 meses até menores de 5 anos, fiquem protegidas da gripe, recendo a vacina. Confira abaixo os dados da vacinação por grupos:

- Crianças:............................................... 756 (apenas 37,17%)
- Trabalhadores de saúde: ..........................532 (60,25%)
- Gestantes: .............................................150 (apenas 41,21%)
- Puérperas: .............................................35 (58,33%)
- Idosos: ..................................................3.612 (60,19%)

Inclusive, no sábado, dia 13 de maio, todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde da cidade e dos distritos trabalharam durante o dia inteiro realizando a vacinação. Caso você ainda não conseguiu se vacinar ou levar um familiar para receber a dose de proteção, não perca estes últimos dias.

A prevenção é uma estratégia muito importante para a qualidade da saúde individual e coletiva também! Vacine-se!

POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
- Centro de Saúde
- UBS Jardim Paulo Brasil (Redenção)
- PSF do Jardim São Lucas
- UBS Jardim São Benedito
- UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
- UBS Tapinas
- UBS Nova América
OBS: É importante levar a Carteira de Vacinação, principalmente das crianças.

POR QUE VACINAR TODO ANO?
Porque o vírus se modifica constantemente a cada ano. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto precisa de reforço todo ano para garantir a proteção contra a gripe.

A VACINA PROVOCA REAÇÃO?
A vacina é muito segura. Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar. Estes sintomas duram entre 1 e 2 dias. É importante ter o conhecimento de que a vacina NÃO causa gripe!
OBS: a vacina é contra indicada para pessoas que tem alergia grave a ovo.

Imprensa Prefeitura de Itápolis