Quem ainda não possui o cartão deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Itápolis o mais breve possível
Por determinação do Ministério da Saúde, a partir de agora, hospitais, clínicas públicas e particulares que também atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão obrigados a registrar o número do Cartão Nacional de Saúde dos pacientes nos formulários de atendimento.
Inicialmente, a obrigatoriedade vale para os serviços considerados complexos, como internação, sessão de quimioterapia, de hemodiálise e transplantes, mas posteriormente a medida abrangerá qualquer atendimento realizado em hospitais e clínicas.De acordo com a Secretaria de Saúde de Itápolis, sem o número do cartão do SUS as faturas dos atendimentos prestados que tem cobertura do Sistema não serão pagos. “O registro do cartão SUS será obrigatório nos formulários de atendimentos”, explica a Secretaria.
De acordo com a resolução do Ministério da Saúde, o profissional do ambulatório ou do hospital deve registrar o número do cartão nos documentos de entrada do paciente, de internação e na alta hospitalar. Se o paciente não souber informar o número, o atendente deve consultar o sistema de dados do SUS. Caso ele não tenha o cartão, o atendimento não pode ser negado ao paciente. A recomendação é que a unidade de saúde confeccione o cartão para que depois ele seja incluído nos formulários.
A meta do Governo Federal é que todos os brasileiros tenham o cartão do SUS até 2014, com um número único e válido em todo o Brasil. Com o registro do cartão, o Governo quer monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base nacional que seja acessada por todo hospital público, em qualquer município do território nacional. O médico poderá saber, por exemplo, a data, a cidade e o número de vezes que um paciente foi internado e ter mais informações sobre o histórico clínico.
Quem ainda não possui deve fazer o seu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que está localizada na Rua Odilon Negrão nº 939, no centro, ao lado do escritório do SAAEI. O atendimento para fazer o cartão é feito de segunda à sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, sendo necessário levar o RG, CPF e um comprovante de residência e para o cartão das crianças, é preciso a Certidão de nascimento e o comprovante de residência em nome dos pais.