por José Commandini Neto/ colaboração: Foi inaugurada na quinta-feira, 27/02, nos jardins do Hospital São Sebastião de Borborema, às 19h, uma gruta que foi construída e dedicada a Nossa Senhora de Lourdes e a Santa Bernadete. A ideia dessa gruta surgiu após a visita pastoral de Dom Paulo Cezar Costa a entidade, ocorrida em agosto de 2019.
O primeiro ato desta noite foi à recitação do terço, onde os devotos cantaram fervorosamente a música “Louvando a Maria” dedicada a Nossa Senhora de Lourdes e a Santa Bernadete. Em seguida teve inicio a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Walterlei Anderson de Sá e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Antônio Marcos Elize.
O monumento foi feito obedecendo a todas as características da gruta pertencente à família Abdul Nour, com uma queda d´água em cascata e dotada de iluminação especial para o período noturno. O trabalho atingiu um resultado surpreendente, reproduzindo com detalhes o monumento.
O objetivo desta gruta é oferecer a comunidade, acompanhantes e enfermos um local de oração, reflexões, paz e de visitação. Um grande público composto de associações religiosas, funcionários, colaboradores, autoridades e membros da diretoria do hospital, lotaram o gramado diante do local onde foi construída a gruta. No momento do ofertório o padre Walterlei pediu que os devotos colocassem na coleta os nomes das pessoas que pediriam orações, seus pedidos e necessidades, e após depositou tudo diante da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, houve uma grande emoção.
Ao iniciar o rito de benção, o padre Walterlei convidou o provedor que está encerrando sua gestão, José Luiz Rasqueri e o provedor que iniciará sua administração, Aparecido Donizete Portes, para juntos colocarem no lago um pouco da água do Rio Jordão, local onde Jesus Cristo foi batizado por João Batista. Após a benção das imagens e da gruta o padre Antonio Marcos aspergiu água benta no local.
Finalizado o rito inaugural o provedor José Luiz, em tom emocionado, agradeceu a todos que o apoiaram e colaboraram durante a sua gestão. Em seguida o novo provedor também fez uso da palavra.
Portes falou que espera contar com o apoio da população para que juntos possam continuar oferecendo um bom atendimento a população. E finalizando os discursos o responsável pela construção da gruta agradeceu os 164 colaboradores, a todos que apoiaram e rezaram pela edificação desta gruta.
Também agradeceu a Paróquia São Sebastião, na pessoa do padre Walterlei por todo apoio dado durante esse período de construção, e finalizando disse que aqueles que desejarem colaborar financeiramente com a gruta, que ainda dá tempo.
Finalizada a santa missa, os padres Walterlei e Antonio Marcos realizaram a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ofertada pela senhora Luzia Aparecida Perusso Mazer, na capela interna do hospital, chamando a atenção dos pacientes, que dentro das suas possibilidades passaram pela capela.
Enquanto isso na parte externa uma grande fila se formava para a visitação da gruta de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete, e os presentes iam, um a um, molhar as mãos e fazer o sinal da cruz. As imagens da gruta vieram de São João del Rei (MG) e representam um verdadeiro trabalho de arte.
A história de Nossa Senhora de Lourdes começa com Marie Bernadette Soubirous. Era uma jovem de saúde frágil, com uma família bastante pobre, quando foi buscar lenha junto com sua irmã e uma amiga. O dia 11 de fevereiro de 1858 mudou sua vida para sempre. A menina sentiu um vento em seu rosto e, de repente, enxergou uma linda mulher, vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e duas rosas douradas em seus pés. Encantada, Bernadette se aproximou e, apesar da pouca educação que recebera, começou a rezar, ao ver a mulher com o terço na mão. Este foi apenas o primeiro encontro das duas.
Dias depois, no dia 25 de fevereiro, a pequena Bernadette ousou perguntar o nome da linda mulher que vinha ao seu encontro. “Je suis L’immaculée Concepcion”, “Eu sou a Imaculada Conceição”, respondeu à santa. A menina, que quase não tinha instrução, não poderia ter inventado essa frase. Assim, o pároco de Lourdes acreditou em suas declarações e logo as aparições foram devidamente confirmadas pelas autoridades religiosas.