Novamente na cidade, o show gratuito conta com o patrocínio da Syngenta

Causos, música de viola e muita prosa. Aquele gostinho de encontro do interior é o que o Circuito Syngenta de Viola Instrumental vai proporcionar para o público de Itápolis no dia 3 de agosto. Esta é a segunda edição do circuito, que conta com o mestre na arte do “fazer”, do “tocar” e do “contar”, o artesão e violeiro Levi Ramiro sobe ao palco no Cine Teatro Geraldo Alves, a partir das 20h00. Ao lado do ilustre convidado Rainer Miranda, experiente violeiro que explora a musicalidade de países que fazem fronteira com o Brasil. Juntos, os músicos fazem do show uma aconchegante prosa descontraída regada à música de qualidade. 

O Circuito é uma iniciativa da Syngenta e recebe apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. A proposta é valorizar a música regionalista e a cultura da viola instrumental, difundindo suas vertentes e dando ao público a oportunidade de assistir a espetáculos que remetem à sua própria identidade.  “Para nós da Syngenta é uma satisfação estar a cada dia mais perto da comunidade de Itápolis que vem nos acolhendo de forma muito calorosa. Esperamos compartilhar um momento de valorização da Cultura, especialmente da música da nossa terra.” Destaca Amarildo Ament, Gerente Fábrica Syngenta Itápolis.

Itápolis abre a temporada 2012 do Circuito Syngenta de Viola Instrumental que na edição anterior passou por cidades como: Vitória (ES), Paulínia (SP), São Paulo (SP), Uberlândia (MG) Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS), sempre reunindo grandes nomes do gênero, a convite de Levi Ramiro. Para esta apresentação o violeiro de longa data presenteará o público com clássicos da viola como Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira) e Malandrinho (Tião Carreiro), além de suas próprias composições: Barroquinha, Sete Cores e Vaquejada.

“Em Itápolis apresentaremos um show de música instrumental mais descontraído, menos formal, uma verdadeira prosa de viola”, diz Levi Ramiro. O formato mescla música e prosa, com Ramiro como anfitrião, fazendo a “ponte” entre os violeiros e a platéia, através de “causos” e histórias pitorescas envolvendo a música regionalista de raiz. “Falaremos sobre a história de algumas músicas e a ligação do artista com sua terra”, complementa o violeiro.

Ainda neste ano o Circuito Syngenta de Viola Instrumental passará pelas cidades de Londrina (PR) e Varginha (MG) contando com a participação especial de grandes nomes da viola instrumental brasileira. Mais informações sobre o circuito podem ser obtidas através do site http://www.circuitosyngentadeviola.com.br.

Sobre Levi Ramiro. Natural de Uru (SP), hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão tem sua trajetória marcada inicialmente pelo violão que o acompanhou nas primeiras composições e nos primeiros festivais. A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. Em 2004, participou do primeiro grande Festival de Música Instrumental para Viola, promovido pela Syngenta, ficando entre os 16 finalistas.

Sobre Rainer Miranda: Natural de Votorantim, Rainer Miranda trabalha com a difusão do cancioneiro instrumental fronteiriço sul-americano (paraguaio, argentino, colombiano, boliviano) e dos interiores paulistas e sul matogrossenses, um repertório oriundo de instrumentos diversos como harpas, acordeões e violões, traduzidos para a viola com fluidez temática. Como pesquisador universitário, formalizou sua técnica inspirada nas memórias sonoras de dona Helena Meirelles (violeira autodidata eleita uma das melhores instrumentistas do mundo).

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 26.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com.

Serviço: Circuito Syngenta de Viola Instrumental - Itápolis

Data: Sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Horário: 20h00

Onde: Cine Teatro Geraldo Alves

Endereço: Rua Rodrigues Alves, s/n, ao lado da Prefeitura Municipal

Mais informações: (16) 3262-1234