3

Os alunos do dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal participaram de uma reflexão divertida e profunda sobre a poluição dos rios assistindo a apresentação teatral “Rio Que Passa Lá”, nesta semana na qual comemoramos o Dia da Água. O Projeto Rio Que Passa Lá, foi realizado em Itápolis com apoio da Prefeitura Municipal e patrocinado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Syngenta, esta peça e já esteve em mais de 100 cidades do estado.

O espetáculo aprovado pelos alunos que o assistiram, tem a temática ambiental como base, contando através da fantasia teatral a história do rio Tietê. Os personagens fizeram narrativas como se o próprio rio Tietê falasse, intercaladas de várias canções. A estudante Ana Carolina Silva contou que achou interessante a maneira como os atores foram apresentando a questão da poluição dos rios, começando por São Paulo e depois vindo para o interior. “Aprendemos que não podemos poluir os rios, senão eles acabarão secando”, resumiu a aluna.

O diretor Déo Piti explicou que no espetáculo, o rio toma a forma de um viajante para falar com o homem de igual para igual. E junto com outros personagens, deixa claro, por fim, sua fundamental importância no ecossistema. A equipe contou que a produção dos materiais utilizados em cena como cenário e figurinos, como em todos os outros trabalhos do grupo, é feita com materiais descartados, prezando a reciclagem e o reaproveitamento.

O prefeito Carlos Augusto Biella também esteve presente no Teatro Municipal "Geraldo Alves" prestigiando a apresentação da peça e conversando com os alunos.
Com uma trajetória bem-sucedida, o grupo teatral Último Tipo, criado em Goiânia há 25 anos e radicado em Campinas há 17, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo.

A peça Rio Que Passa Lá que já foi apresentada nos últimos dias em Araraquara, Matão e Itápolis, segue o seguinte cronograma: 19/03 – Catanduva; 23/03 – Jales; 24/03 – Novo Horizonte; 25/03 – Jaú; 26/03 – Lençóis Paulista e 27/03 – Ourinhos.

Fonte: Assessoria

Mais Lidas