Texto e Fotos: José Commandini Neto (colaboração)- Na quinta-feira, 10/05, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, de Borborema, recebeu a família vicentina, para venerarem a relíquia do beato Antônio FredericoOzanam, que visitou pela primeira vez a comunidade. A relíquiaé um minúsculo fragmento do tecido de uma roupa que pertenceu a Ozanam.
A relíquia foi levada ao altar pela consocia Aurea Carvalho de Oliveira, sendo recebida pelo padre Walterlei Anderson De Sá; em sua homilia lembrou-se do exemplo e coragem de Ozanam, que com a graça de Deus não desanimou de sua missão.
A equipe litúrgica do Santuário usou lenha na decoração do local onde a relíquia foi exposta. A lenha representa o primeiro gesto da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), onde seus membros levaram lenha para as famílias pobres poderem se aquecer no inverno francês.
Ao final da celebração a SSVP, fundada por Ozanam, prestou uma linda homenagem às mães presentes na celebração, onde escutaram uma mensagem dirigida a elas, que dizia que elas eram as primeiras vicentinas, pois começavam a amar o próximo já em suas casas e em seguida, receberam uma rosa e um singelo mimo. Terminada a celebração muitos fiéis foram até o local onde estava a relíquia para realizarem suas orações.
A peregrinação da relíquia acontece para motivar cada vez mais a devoção dos vicentinos ao bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam. Desta forma, Guilherme Camargo, presidente da SSVP, acredita que, no período que a relíquia visitou a Paróquia São Sebastião, muitos milagres puderam acontecer, sendo atribuídos ao principal fundador da SSVP. “Este período de peregrinação em nossa cidade foimarcada com muita fé e alegria, onde continuaremos sempre renovando o compromisso de servir o próximo”, afirmou.
“Os milagres pela intercessão de Ozanam estão sempre acontecendo. A questão mais complexa é o reconhecimento destes milagres”, explicou o presidente da SSVP.
Nesse dia também foi realizado o 1º dia do tríduo em preparação ao dia de Nossa Senhora de Fátima.