A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe está acontecendo em todas as UBS desde o dia 15 de abril. A vacinação é para as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de 6 meses até menor de 2 anos, puerperas até 45 dias após o parto e pessoas portadoras de doenças crônicas em qualquer idade com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina.
Até sábado, 20 de abril, Dia Nacional da Campanha, foram vacinados 3.205 pessoas, o que corresponde a somente 39,25% da população que se encaixa nos grupos que tem direito a vacina, sendo 588 crianças, 129 gestantes, 34 puerperas, 131 trabalhadores da saúde e 2.323 pessoas com mais de 60 anos vacinadas até a data.
Por isso as pessoas que tem direito a vacina precisam correr contra o tempo, pois estamos no outono e logo chega o inverno – período mais crítico para transmissão do vírus. Quanto antes as pessoas forem vacinadas contra a gripe, melhor será, pois assim as chances de contrair a doença é menor, visto que ela já está protegida pela vacina.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das pessoas que integram os grupos indicados para a vacinação, ou seja, Itápolis não tem nem a metade da meta alcançada. É importante lembrar que a vacina está sendo aplicada em todas as UBS do município, inclusive nos distritos de Tapinas e Nova América, das 07h30 às 16h00. Os Familiares de pessoas acamadas (que não podem se locomover) devem deixar o nome e endereço no Centro de Saúde para serem vacinados em casa. Qualquer dúvida procure o Centro de Saúde.