bichobarb

De acordo com instruções passadas pelo Governo Estadual aos municípios, as pesquisas científicas que tem sido feitas para avaliar o bicho barbeiro dependem da captura do mesmo que precisa ser realizada em todos os municípios do Estado de São Paulo. Diante desta necessidade, o Controle de Vetores esta divulgando informações com objetivo de chamar a atenção da população para os cuidados com este inseto que transmite a doença de Chagas. Trata-se de uma Campanha que tem o intuito de adquirir dados concretos que possibilitem a avaliação do bicho Barbeiro em nossa região.

O alerta é para que as pessoas que encontraram o inseto capture-o “VIVO”, que é o mais importante, para que possa ser detectado através de suas fezes ou do sangue se o bicho Barbeiro está contaminado com o parasito Trypanosomo Cruzi.

Qualquer inseto que você suspeite ser o bicho barbeiro, deve ser capturado, colocado em um vidro com tampa e levado a sede do Controle de Vetores, onde será notificado e enviado ao laboratório de análise da SUCEN.

O endereço para entrega dos insetos é: Rua Rodrigues Alves nº 883, ou ligue para o telefone 3262-4118 e fale com Cezilia ou Cassiano. Colabore com a equipe do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde.