dddd

Somando esforços, a Defesa Civil e Controle de Vetores estão se reunindo para realizar um trabalho conjunto de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Chikungunya e o Zika vírus. Preocupados com a situação, os departamentos e secretarias municipais tem buscado se capacitar e atuar no controle de criadouros, para evitar a proliferação do mosquito no município. Mas, a realidade com a qual os agentes de combate a endemias se deparam em Itápolis é preocupante, pois continuam sendo encontradas as larvas do Aedes aegypti nas residências visitadas.

 

“Estamos aproveitando o material disponibilizado pelo governo estadual, como vídeos explicativos e demais conteúdos para diferenciarmos os tipos de doença causados pelo Aedes aegypti”, explicam as equipes da Prefeitura.

A intenção é convidar todos os setores da sociedade para participar de reuniões futuras que traçarão as novas ações que envolverão todos os itapolitanos que quiserem entrar na luta contra o mosquito da dengue, para somar esforços e alcançar o objetivo de eliminar os focos na cidade.


SAIBA A DIFERENÇA ENTRE AS 3 DOENÇAS:

O QUE É A DENGUE?
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que no Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

O QUE É O CHIKUNGUNYA?
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

O QUE É O ZIKA?
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

COMO PREVENIR?
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, é importante quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Quando há notificação de caso suspeito, as Secretaria de Saúde, por meio do trabalho do Controle de Vetores, adota ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas próximas à residência. Mas, para isso é necessário que o munícipe comunique uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, que está com sintomas da doença, mesmo que a pessoa já tenha passado por consulta particular.

COMO A DENGUE PODE SER TRANSMITIDA?
A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. O mosquito permanece infectado por toda a vida (6 a 8 semanas).O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

QUAIS OS SINTOMAS?
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que, geralmente, dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma prova do laço positiva aumenta a probabilidade de dengue.

No período de diminuição ou desaparecimento da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença, alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para forma graves da doença e devido a complicações pode até levar a morte.

O QUE FAZER SE ESTIVER COM OS SINTOMAS DE DENGUE?
Procurar o serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido, como água, sucos, soro caseiro ou água de côco. Retorne a uma UBS para ser reavaliado.

EXISTE MEDICAMENTO ESPECÍFICO PARA COMBATER OU PREVENIR A DOENÇA?
Não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou prevenir que a pessoa adoeça. Toda pessoa com suspeita de dengue deve procurar um serviço de saúde.