É importante todos nós estarmos de olho em nossas casas e no local de trabalho para eliminar tudo que possa se transformar em foco do mosquito da dengue. É importante não deixar nenhum recipiente que possa acumular água exposto ao tempo.
Receba os agentes de saúde em sua residência, pois eles são fortes aliados neste combate. Pois juntos somos mais fortes que a dengue.
Reúna seus familiares e vizinhos no combate à dengue, mantendo bem tampados os tonéis e barris de água, removendo folhas, galhos e tudo que possa impedir que a água corra pelas calhas, feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais, não deixe água acumulada sobre a laje e mantenha a caixa d’água bem fechada, colocando uma tela no ladrão da caixa.
Lembre-se de virar as garrafas com a boca para baixo, evitando assim, que acumule água dentro delas, jogue no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água e encha a borda dos pratos das plantas de areia ou lave-os semanalmente com escova.
Lave bem com bucha e sabão os recipientes onde fica a água para os animais domésticos e troque a água dos vasos de plantas aquáticas.
Todo o esforço para evitar que a água fique parada é valido, já que esse é o principal meio de evitar que o mosquito Aedes Aegypit se prolifere e transmita à dengue e até a febre amarela urbana, pela cidade.
Conheça os sintomas da dengue
Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo, são os sinais que a pessoa está com dengue. Ao observar dois ou mais destes sintomas, vá imediatamente a uma Unidade de Saúde do município.
Caso já tenha passado pela doença e apresente dor abdominal ou vômito, retorne à unidade de saúde, porque pode ser a forma grave da doença.
Assessoria Prefeitura Municipal de Itápolis