dengu

O Controle de Vetores, com apoio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (21) a Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti. A mobilização que seguirá até sexta, dia 25 de novembro, é organizada pelo Governo Estadual em parceria com todos os municípios, objetivando intensificar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus.

Entre as ações propostas pela campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, para serem realizadas neste período estão a varredura de focos do mosquito em repartições públicas e locais que são pontos estratégicos e propícios ao nascimento do mosquito, com eliminação de criadouros, tratamento mecânico e químico (quando necessário). Outra ação importante que será realizada é a difusão de orientações à população.

Somente no “Dia D” de combate aos focos do mosquito, realizado no último sábado (19), 25.512 agentes municipais de 360 cidades paulistas estiveram envolvidos no trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor.

O Controle de Vetores realiza em seu trabalho de rotina, a visita de casa a casa e quando surgem casos de dengue, são feitos os bloqueios de criadouros nas áreas onde o vírus está circulando. Após a confirmação positiva de dengue, é realizada a nebulização na área comprometida.

Durante a Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti, os agentes do Controle de Vetores, realização a divulgação de orientações à população pelo Site e Facebook Oficiais da Prefeitura e por meio de entrevistas nas rádios locais. Também serão afixados cartazes no comércio e realizado pedágio nos faróis do município, para distribuir o material educativo da campanha.

Faça a sua parte no combate ao Aedes aegypti, evitando que ele se prolifere na sua residência ou imóvel, através do acúmulo de água parada.