Do G1 - Imagens feitas por moradores da região do Distrito Industrial Adolfo Baldan, em Matão (SP), mostram o córrego Cascavel totalmente amarelo. O visual impressionante foi causado pelo vazamento de litros de suco de laranja in natura na água (veja vídeo no G1 neste link clicando aqui).
O vídeo feito na terça-feira (12) por José Roberto Maurício, que tem uma chácara às margens do córrego, foi enviado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Ele também recolheu uma amostra da água.
A Cetesb informou ao g1 que técnicos estiveram no local na terça-feira e confirmaram a infração. A Companhia está avaliando as ações administrativas a serem aplicadas neste caso.
O órgão não respondeu aos questionamento sobre possíveis danos à fauna do rio ou outros danos ambientais.
O que diz a empresa
Em nota, a empresa Louis Dreyfus Company (LDC) responsável pelo vazamento lamentou o incidente.
A companhia esclarece que, assim que identificou o vazamento de suco, iniciou imediatamente os procedimentos de emergência para contê-lo na câmara fria e que a equipe operacional conteve dois terços do volume ainda na unidade, mas uma parte atingiu a galeria pluvial, desaguando nos córregos Pinotti e Cascavel.
Segundo a empresa, o trabalho de remoção do suco do leito já foi totalmente concluído e mantém o diálogo transparente com as autoridades ambientais locais, prestando todos os esclarecimentos necessários.
Representantes do Departamento do Meio Ambiente da prefeitura também foram ao local, mas informaram que a fiscalização é responsabilidade da Cetesb.
Do G1