Boletim deste dia 14 confirmous 2 casos confirmados e 2 suspeitos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta quinta-feira (14/05), o Município registra 02 casos confirmados para COVID-19 (Novo Coronovírus) de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde: 01 internado em leito de isolamento na Santa Casa e 01 curado em isolamento domiciliar.

Itápolis tem 02 novos casos suspeitos para COVID-19: 01 paciente em isolamento domiciliar que passou pela UBS do município e 01 paciente internado em leito de isolamento na UTI da Santa Casa; ambos aguardando resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.

*É importante esclarecer que a Santa Casa informa os casos que dão entrada no hospital local e a Secretaria de Saúde informa os casos que passam pelas Unidades Básicas de Saúde.

USO DE MÁSCARAS
A Prefeitura de Itápolis estabeleceu por meio do Decreto Nº 5.581/2.020 o uso de máscaras faciais, como medida de enfrentamento a COVID-19 (novo coronavírus) ao circular pelas ruas e para entrar em estabelecimentos comerciais. Está proibida a entrada de crianças até 12 anos, mesmo que acompanhadas pelos responsáveis, em estabelecimentos comerciais.
O decreto reforça a proibição do funcionamento de salões de festas, clubes, associações recreativas, playground e chácaras para realização de festas em espaços locadas ou não, objetivando evitar aglomerações.
O não cumprimento destas medidas acarreta ao infrator a aplicação da multa de 500 Unidades Fiscais do Município – UFM (R$ 11.425,00). Denúncias a esse respeito poderão ser feitas à Guarda Civil Municpal (153) e Polícia Militar (190).
Confira a publicação, no Diário Oficial do Município, do Decreto Nº 5.581/2020: https://is.gd/QTSRNK.

ATOS ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS AO CORONAVÍRUS ESTÃO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
A Prefeitura Municipal de Itápolis, objetivando manter a transparência dos atos administrativos e atender o disposto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e no Decreto Legislativo Estadual nº 2.495, de 31 de março de 2020, está publicando todos os atos administrativos realizados no município em decorrência da pandemia do Covid-19 (Novo coronavírus) no Portal da Transparência, disponibilizado no site oficial - wwwitapolis.sp.gov.br - dentro do link Portal da Transparência, : https://is.gd/r2DUYb.

MONITORAMENTO DOS ACESSOS AO MUNICÍPIO: A entrada do Cristo Redentor (acesso principal) prossegue monitorada e com higienização de veículos vindos de outros municípios.
O acesso pela estrada Vicinal Arlindo Bento Romanini - Itápolis a Tabatinga - na altura da ponte do Rio São Lourenço é destinado para produtores rurais e itapoliantos que usam o local a trabalho.
O acesso pelo Trevo do Bairro São João, localizado no entroncamento da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333) com a Vicinal Adalto Grespi será liberado das 6h às 9h e das 16h às 19h30 para os munícipes que estejam transitando a trabalho, já cadastrados na Subprefeitura de Nova América.

SERVIÇO SOCIAL: A Secretaria de Desenvolvimento Social (3262-8195) e o CRAS (3262-1110) de Itápolis informam à população que estão realizando os atendimentos e orientações sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal e demais programas sociais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

CENTRAIS DE ATENDIMENTO:
➡Central de Denúncias (Ouvidoria Municipal) - 3262-7494, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para receber as demandas dos itapolitanos. A Ouvidoria Municipal também pode ser utilizada em qualquer dia e horário pelo Aplicativo eOuve ou Site oficial, www.itapolis.sp.gov.br, clicando no link eOuve.
➡Central de Atendimento da Secretaria de Saúde (Dúvidas sobre o Coronavírus) - 3262-5080 e 3262-1341, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para população esclarecer dúvidas sobre a Covid-19.

EXPEDIENTE PÚBLICO MUNICIPAL:
(Segunda a Sexta-feira)
➡SAÚDE
UBS (Unidade Básica de Saúde) - são priorizados os atendimentos de consulta para casos emergenciais, pré-natal, curativo e sinais de gripe, das 7h às 16h.
SECRETARIA DE SAÚDE e FARMÁCIA MUNICIPAL - atendimento normal, porém, de forma controlada para evitar o contágio ou transmissão do Coronavírus, das 8h às 16h.
CEO - Centro de Especialidades Odontológicas está atendendo os casos de urgência, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
CEMAIA, CAPS E CEFIM - atendimentos suspensos temporariamente.
➡EDUCAÇÃO
ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS - aulas presenciais estão suspensas, está ocorrendo o ensino à distância em sistema de disponibilização de atividades online no site oficial do Município ou com entrega agendada dos conteúdos impressos na escola onde o aluno estuda.
➡TRANSPORTE PÚBLICO (CIRCULAR) - suspenso dentro do município de Itápolis e mantido, apenas, para Tapinas e Nova América (horário reduzido). O Departamento de Trânsito notificou a empresa de transporte urbano e a mesma esta higienizando os ônibus.
EMISSÃO DE CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS - Suspensas.
➡CEMITÉRIO MUNICIPAL - Os enterros e velórios são realizados com duração máxima de até 4 horas e no período diurno.
➡ENGENHARIA - Suspensa a apresentação de projetos de construção.
➡TRIBUTAÇÃO - Suspensa a abertura de empresas e demais providências correlatas com o cadastro mobiliário e também está suspensa a emissão de novos alvarás de autorização para eventos.
➡️SEBRAE AQUI / BANCO DO POVO - Atendimentos pelo telefone 3262-1534, das 8h às 16h.
➡️PROCON - denúncias de preços abusivos devem ser feitas pelo telefone 3263-8000 (das 8h às 17h) ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
➡️PAT - Atendimento suspenso.
➡ESPORTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CRI, CRAS, Aulas Esportivas, Aulas de Dança, Biblioteca e Centros de Inclusão Digital – atividades suspensas.

SITUAÇÃO GERAL:
➡️POPULAÇÃO: Deve evitar, ao máximo, sair de suas residências e é proibida a circulação na cidade das 20h30 às 6h00 pelo Toque de Recolher, exceto para aqueles que estiverem, comprovadamente, trabalhando ou em tratamento médico.
➡️DAS 20H30 ÀS 23H30: Farmácias, lanchonetes, restaurantes, marmitarias e pizzarias, poderão funcionar, realizando as entregas em domicilio (Delivery).
Confira a publicação, do Decreto Municipal no Diário Oficial do Município: https://is.gd/sMCIv1.
➡️ATÉ AS 20H30: Supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, venda de água mineral, postos de combustíveis e instituições bancárias, deverão encerrar o expediente até as 20h30, respeitando o acesso controlado para evitar aglomeração.
➡️BARES: Proibido o atendimento presencial em bares, para evitar aglomeração.
➡️PROFISSIONAIS LIBERAIS: Os atendimentos nos estabelecimentos de prestação de serviços poderão, somente, ser realizados mediante agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas, restringindo a presença do profissional e cliente.
Confira a publicação, no Diário Oficial do Município, do Decreto Nº 5.561/2020 https://is.gd/mSukeI e do Decreto Nº 5.562/2020 https://is.gd/brpsql.
➡️MOTOTÁXI E TÁXI: Permitido o transporte de passageiros no horário das 06h01 até as 20h30, com higienização do veículo e do capacete ao final de cada corrida, mantendo assim, as medidas preventivas a transmissão do Coronavírus. O transporte de mercadorias para atendimento pelo sistema ‘Delivery”, poderá ser realizado no horário das 06h01 às 22h, com higienização do veículo ao final de cada corrida.
Confira a publicação, no Diário Oficial do Município, do Decreto Nº 5.564/2020 https://is.gd/27CYaw.

HIGIENIZAÇÃO DE RUAS E PRAÇAS CONTRA CORONAVÍRUS: Entre as ações de combate a transmissão do Coronavírus que estão sendo realizadas em Itápolis e nos distritos de Tapinas e Nova América, está à higienização de praças e ruas.

COLETA DE LIXO ADIANTA 1 HORA, TEMPORARIAMENTE: A coleta de lixo está sendo iniciada no município de Itápolis e nos distritos de Tapinas e Nova América 1 hora antes, temporariamente, começando às 6:00 horas da manhã. Essa alteração foi necessária devido às adaptações que a empresa responsável pela coleta adotou em prevenção à transmissão do Coronavírus, que incluem a higienização dos caminhões e intensificação no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por parte dos coletores de lixo para diminuição do risco de contágio dos funcionários.

DECRETO DA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E DE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA:
No dia 19 de março foi decretada a SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Confira a publicação do Decreto Nº 5.558/2020 no Diário Oficial: https://is.gd/Z8O2aB.
No dia 24 de abril foi editado o decreto de ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA. Confira a publicação, no Diário Oficial do Município, do Decreto Nº 5.582/2020: https://is.gd/QTSRNK.

UNIÃO DE TODOS: O momento é de atenção máxima e todos devem respeitar normas e as ações preventivas. Lembre-se sempre de sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcoool em gel e só sair de casa em situações, indispensáveis, lembrando de manter a distância mínima de 1,5, para juntos vencermos esta pandemia global do Coronavírus!
Imprensa Prefeitura de Itápolis.

Fonte: Assessoria

 

 

Mais Lidas