crea

Um antigo sonho dos profissionais da área tecnológica do Estado já tem data para se realizar: neste sábado, 28 de março, às 10h30, o Crea-SP inaugura a primeira unidade da Casa da Engenharia do País na estância turística de Ibitinga.A cerimônia de inauguração acontecerá no próprio endereço da Casa da Engenharia, onde funcionarão a Unidade do Crea-SP e a Associação Ibitinguense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no terreno de 700m² localizado à Rua Antônio Casemiro, 45, Jardim Petrópolis.


A nova sede irá melhorar o atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica registrados no município, que integra a8ª Região Administrativa do Conselho.
Assim como vem estabelecendo um padrão de atendimento e fiscalização em todo o Estado, respeitando as particularidades, características e demandas locais quanto a aspectos físicos, econômicos e culturais, o Crea-SP também busca estabelecer uma padronização visual para as suas Unidades, que permita à sociedade identificar o posto do Conselho naquele local.

O projeto de revitalização das Unidades visa ao fortalecimento das atividades do Crea-SP em suas regiões administrativas.O lançamento da pedra fundamental da sede própria da Unidade Operacional de Inspetoria do Crea-SP em Ibitinga ocorreu em abril do ano passado, um mês antes do início das obras pela THI Engenharia e Arquitetura, empresa vencedora da licitação para construção da nova unidade.A Casa da Engenharia irá se tornar um espaço de aproximação entre a comunidade tecnológica e a população local.

Ao lado do Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori, e do Prefeito Municipal Florisvaldo Antônio Fiorentino, estão previstas as presenças da Presidente da Associação Ibitinguense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Arq. Urb. e Eng. Seg. Trab. Bernardete Maria Senise Guedes; do Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Luiz Roberto Sega; do Gerente Regional da 8ª Região, Eng. Luiz Bombonato Filho; da Chefe de Gabinete do Conselho, Eng. Elisabete Rodrigues; e do Presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, Arq. Urb. Valdir Bergamini.

Projeto ecologicamente correto
Além da padronização da identidade visual e acessibilidade, os projetos de construção, reforma ou ampliação das Unidades do Crea-SP utilizarão: princípio de ventilação cruzada e efeito chaminé; obra seca e rápida: estrutura metálica, constituída por painéis de drywall e placa cimentícia; máximo aproveitamento de área verde de acordo com cada terreno; materiais isolantes térmicos; película redutora de calor; climatizadores evaporativos; reuso e utilização de água de chuva; energia por meio de placas voltaicas; telhas sanduíche, melhorando a inércia térmica; maior aproveitamento dos recursos naturais de ventilação e iluminação; jardim vertical; e otimização dos materiais, com consequente menor desperdício.

“Em toda a concepção, foi utilizado o conceito de tecnologia sustentável para termos um projeto ecologicamente correto”, destaca o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori.

Em paralelo ao projeto da Casa da Engenharia, o Crea-SP continua expandindo seus serviços de atendimento com a instalação de novos postos em diferentes localidades, de forma a aproximar o Conselho dos profissionais.