O estado de São Paulo entra em alerta para risco elevado de incêndios entre esta sexta-feira (30) e domingo (1º). O alerta foi divulgado na quinta-feira (29) pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual.

 De acordo com o CGE, as temperaturas voltam a subir na sexta, com condições para baixa umidade relativa do ar. Neste cenário, as chances de queimadas aumentam.

O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, aponta as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas. De acordo com o Mapa, Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, são cidades com risco elevado de incêndio, por conta das temperaturas que podem chegar a 35ºC. Nestas cidades, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%. O CGE ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h.

 

Para as regiões de Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem ser de 34ºC, além da umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Já para as regiões de São José do Rio Preto, os termômetros podem registrar 33ºC, com umidade do ar também abaixo dos 20%.

Em Itapeva, Sorocaba e Iperó, a temperatura pode registrar máxima de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%. Na região de Jundiaí, a máxima prevista será de 27ºC, com umidade relativa do ar ficando abaixo dos 30%.

A recomendação da Defesa Civil é para que a população evite praticar exercícios físicos ou outras atividades ao ar livre entre às 10h e 16h, evite aglomerações em ambientes fechados e use soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.

Gabinete de crise

O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios.

Conforme a Defesa Civil, a mudança climática ocorre por conta do enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem.

A população pode contribuir com a prevenção, não colocando fogo em áreas de vegetação seca, não jogando bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizando limpeza da área ruralc com fogo, não queimando lixo e não soltando balão.

Cuidados com os incêndios florestais

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Artesp acompanham a situação para eventuais bloqueios de rodovias devido a focos de fogo e fumaça que possam atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

A inalação de fumaça proveniente dos incêndios agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.

A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, o morador deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

TVTem