A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B
A gripe merece atenção! Muitas pessoas confundem gripe com resfriado. Por isso a gripe acabou ficando com fama de não ser grave. Mas, ao contrário do que se pensa, a gripe é uma doença que pode causar sérias complicações, como as pneumonias, sinusites e até a morte. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Alaíde Cunha é importante que a população saiba que a vacina não provoca gripe e raramente provoca reação.
Serão vacinados os seguintes grupos:
Adultos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes em qualquer idade gestacional;
Puérperas;
Pessoas com doenças crônicas (trazer carta médica com a indicação da vacina): asma, diabetes, doença renal, obesidade, derrame, imunodeprimidos, pessoas em tratamentos para o câncer.
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe vai se iniciar no dia 22 de abril e prossegue até o dia 09 de maio. Já na data de 26 de abril, sábado, será o dia D de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Itápolis, em breve divulgaremos os horários. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B , sendo via injeção. A novidade deste ano é que o grupo de crianças ampliou antes era de 6 meses a 2 anos, agora é de 6 meses a menores de 5 anos. Portanto, mamães estejam atentas.
A vacina é segura e pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonias e em até 75% a mortalidade por complicações da gripe.
Fique atento as maneiras de se proteger contra a infecção: lave as mãos com água e sabão frequentemente; evite aglomerações e contato com pessoas doentes; não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo e não compartilhe copos, talheres e outros objetos de uso pessoal.