O Dia de Santo Antônio, nesta quinta-feira (13), foi celebrado na igreja dedicada ao santo, em Bauru (SP), com a venda do tradicional bolo gigante em homenagem ao casamenteiro.

Com 120 metros e pesando incríveis três toneladas, o bolo é recheado com doce de leite e tem cobertura de chantili com coco. Neste ano, a paróquia colocou para vender 3.600 pedaços da sobremesa, com cerca de 800 gramas cada e preço de R$ 30.

A venda da sobremesa começou às 7h desta quinta.

 Mas o que atrai os fiéis não é só o doce. O que os devotos do santo casamenteiro mais esperam é encontrar as medalhinhas que são escondidas em meio ao recheio do bolo.

Ao todo, são 3.600 medalhinhas com a imagem de Santo Antônio, cinco medalhas de ouro e um presente especial: um par de aliança. Tudo para dar uma “mãozinha” para quem está em busca da "cara metade".

A comemoração do dia do santo é realizada há mais de 60 anos pela paróquia e coleciona várias histórias de pessoas que se casaram após encontrar as medalhinhas no bolo.

Além da comemoração desta quinta-feira, a igreja realiza desde o dia 2 de junho a tradicional quermesse de Santo Antônio, que se estende até domingo (16).

Santo casamenteiro

Santo Antônio é um dos mais populares da Igreja Católica, venerado não só em Pádua, na Itália, onde morreu e tem uma basílica que abriga seus restos mortais, mas no mundo inteiro.

A fama de casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo após a morte dele. Segundo a tradição, uma mulher da cidade italiana de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote - que, pelos costumes da época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo.

A mulher, então, teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser trocado por moedas de prata com um determinado comerciante. Ela teria conseguido 400 moedas e passado a ser procurada por bons rapazes.

G1