Do G1- O dono de uma sorveteria de Itápolis, no interior de SP, busca inovar todos os anos para conquistar os clientes. Essa mudança não se refere somente a personalizar o atendimento, mas, principalmente, aos sabores de sorvete. Inclusive, no Dia do Sorvete, comemorado nesta sexta-feira (23), o empresário lançou o sabor de tomate com manjericão.
Itápolis, cidade com 42 mil habitantes, é conhecida como a "Capital Nacional do Sorvete". Ao g1, Flávio Augusto Alves da Silva, de 34 anos, contou que a data, criada em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (ABIS), movimenta o negócio.
A história do empresário no ramo começou na faculdade de publicidade e propaganda. Ao final da graduação, Flávio já sonhava com a própria empresa. Alinhado a isso, surgiu a ideia de ter a sorveteria, ao lado da família, onde eles pudessem dividir a paixão pela iguaria.
"O sorvete foi me conquistando ao longo do tempo. Tudo o que eu fazia antes por conta da graduação, no setor criativo, partiu para a alquimia de criação de sabores", relata.
Todos os meses, a sorveteria de Flávio lança pelo menos dois novos sabores. Nesta sexta-feira, com o intuito de participar da "Rota do Sorvete", que faz parte da programação da cidade para celebrar a data, chega ao mercado o sabor de tomate com manjericão, servido em forma de porção.
"A ideia é fomentar o happy hour na sorveteria. O sorvete é servido com torrada e essa experiência pode ser acrescida com uma cerveja frutada. A ideia surge para mostrar a potencialidade do sorvete como alimento, quebrando o paradigma de que o sorvete é uma sobremesa", expõe.
Os novos sabores conquistam os clientes e ainda os mantêm atentos às novidades da sorveteria. Afinal, como ressaltou Flávio, eles são limitados. Os três principais sabores servidos na loja são gorgonzola com doce de leite, maracujá ao chocolate branco e nozes com figo turco.
Segundo o Sebrae, Itápolis registra mais de 20 sorveterias espalhadas na cidade. Por isso e por estar na "Capital do Sorvete", Flávio fala dos desafios superados todos os dias para fazer jus a esse título.
"Hoje, em todo ambiente é fácil encontrar um freezer de sorvete. Então, quando nós moramos em uma cidade tão pequena e com várias sorveterias, é, sim, um grande desafio. Por isso, contamos com a visita de toda a região e investimos nos sabores diferentes", finaliza.
'Capital do Sorvete' - Dia do sorvete: Itápolis promove evento para comemorar a data
Itápolis recebe esse título porque 80% da população são oriundas da região de Vêneto, na Itália. Nesse local, há muitos sorveteiros e fabricantes de máquinas e insumos para a produção de sorvete.
No passado, as famílias vieram para Itápolis e, por causa da cultura da região italiana, também começaram a comercializar sorvete. Além de fabricar, os empresários do ramo também vendem os produtos para outros municípios.
De acordo com a prefeitura, esses estabelecimentos geram 200 empregos diretos e 100 indiretos. O faturamento do setor é de R$ 1 milhão por mês na cidade.
A ABIS estima que existam mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos no Brasil, sendo 92% delas micro e pequenas empresas. No país, o setor gera mais de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, além de ter um faturamento anual acima de R$ 13 bilhões.
Ainda segundo a ABIS, o consumo de sorvete pelo brasileiros em 2020 foi de mais de um milhão de litros. Já o consumo per capita ficou em 4,98 litros em 2020. A região sudeste é a que mais consome o produto, com 52% do total registrado no país.
Programação da Festa do Sorvete 2022 em itápolis realizada na última sexta 23/09 Dia do Sorvete.
A 2ª Festa do Sorvete foi realizada pela Prefeitura de Itápolis. O evento começou oficialmente às 17h, com a abertura na Praça Jornalista Roberto Del Guércio. Ainda na praça, houve competição de quem come mais sorvete, às 18h30. As inscrições para participar do concurso abriram às 17h.
Às 19h30, a cidade recebeu os shows da dupla Cezar e Paulinho e, em seguida, do cantor Gullyt Cardoso.
A parte interessante da festa começou antes da abertura oficial, das 13h às 22h, quando a prefeitura promoveu um passeio de trem pela "Rota do Sorvete". Em festivais de anos anteriores, os moradores escolheram os melhores sorvetes de cada sorveteria e, a partir disso, a rota foi criada.
O trem saiu da Praça Pedro Alvares De Oliveira. No percurso, os moradores visitaram três sorveterias da cidade e, nos locais, receberam vouchers de degustação. Em cada nova partida do trem, três novas sorveterias foram visitadas. Todas as sorveterias da cidade foram incluídas no passeio.