borbore

por José Commandini Neto/ colaboração- As tradicionais e solenes celebrações do período natalino foram celebradas pelos fiéis, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, de Borborema. No domingo, 07/01, a solenidade da manifestação de Deus em Jesus, chamada pela Igreja de Epifania do Senhorfinalizou o período natalino.

A festa anuncia a caminhada dos três Magos vindos do Oriente na direção do Messias anunciado pelos profetas. Em sua homilia oPe. Walterlei Anderson de Sá, explicou o significado dos presentes ofertados.

“Os Magos do Oriente eram homens sábios, astrónomos. Eles ofertaram: Ouro, incenso e Mirra. Ouro, típica oferta a um rei, o incenso, representava a divindade, pois era o menino Deus, e mirra, pois já se sabia que ele enfrentaria a morte, sendo a mirra, utilizada para envolver os mortos da época”.

Na manhã do primeiro dia do ano, 01/01, fiéis de diversas comunidades da Paróquia São Sebastião de Borborema e também de outras cidades, participaram da Missa da Solenidade de Maria Mãe de Deus, data em que também se comemora o Dia Mundial da Paz.Na acolhida, o padre Walterlei saudou a todos e ressaltou que a Igreja inicia o ano civil sob a proteção de Maria, a Santa Mãe de Deus e reza pela Paz.

Pedindo para que Deus iluminasse a todos e desse a cada devoto, um coração aberto para uma experiência da presença de Cristo, além das intenções particulares que cada um trazia em seu coração para 2018, padre Walterlei convidou os fiéis a rezarem pelo Ano do Laicato, iniciado em novembro de 2017.

Durante a homilia, o pároco contextualizou as três leituras realizadas no dia da Solenidade de Maria Mãe de Deus e afirmou que Maria intercede pelos homens para que eles vivam, acolham e anunciem Jesus Cristo como Salvador, o Messias, e levem ao mundo a verdadeira paz.

“O Senhor nos dá o dom e a oportunidade de guardar essas leituras em nosso coração, assim como Maria que também guardava os acontecimentos em seu coração. E nós somos chamados a passar este ano também guardando no coração os sinais que Deus tem colocado em nossas vidas, na caminhada de cada família e desse nosso mundo também. Creio que nós somos chamados a iniciar essa confiança de que os dias que nos são dados, são oportunidades que o Senhor nos dá para que, com o seu rosto voltado para nós, nos traga a verdadeira paz e que nós, como consequência, acolhamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, e o anunciemos aos irmãos e irmãs”, afirmou Pe. Walterlei.

No final da celebração ele abençoou a todos com a imagem de Nossa Senhora da Paz.

Já aFesta da Sagrada Família foi celebradano último dia de 2017. A celebração incentivou os devotos de Nossa Senhora Aparecida, a aprofundar o amor familiar, examinar a situação do próprio lar e buscar soluções que ajudem o pai, a mãe e os filhos a serem cada vez mais como a Família de Nazaré.

Em sua homilia Pe. Walterlei ressaltou que as famílias podem se espelhar na Sagrada Família. “Que era fiel e não tinha orgulho, era uma família humilde e aguentava tudo que todo família passa. A Sagrada Família teve problemas e dores, só não viveu a corrupção e o pecado”, ainda disse que a Sagrada Família é um modelo a ser seguido, porque se dedicou a Deus.