santua

por José Commandini Neto (colaboração): Considerada o cartão postal e ponto turístico da cidade de Borborema, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Hermes, teve as reformas internas concluídas, devido à proximidade da data histórica dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e dos 25 anos de inauguração do templo. As obras foram iniciadas em 29 de maio e agora falta apenas à pintura externa, a colocação de pedras na rampa de acesso de veículos e escadaria. As obras contam com o engajamento e o empenho da comunidade local e devotos, em colaborar com o andamento da obra, viabilizando a rapidez dos serviços realizados.

De acordo com a diretoria da igreja, o templo já precisava de um cuidado especial e adequações para melhorar a mobilidade dos devotos. "Foi então que surgiu a ideia de realizarmos as obras, como um presente a Nossa Senhora Aparecida, pelo seu tricentenário e pelos 25 anos da igreja. Iniciamos a reforma com os poucos recursos da Festa da Padroeira de 2016, com o andamento das obras, houve uma grande adesão da comunidade e graças à ajuda e generosidade de nossos fiéis as obras internas já puderam ser concluídas", explica a diretoria.

Em relação às obras internas, a diretoria destaca o trabalho de pintura nas paredes internas, pintura de esquadrias, polimento dos altares, restauro nas pinturas artísticas, substituição e aplicação de papéis de parede, e substituição de mobiliários da sacristia e secretaria. O altar de São João teve as cortinas substituídas por papel de parede, recebeu a pia batismal e o círio pascal; os altares de Nossa Senhora Aparecida e do Sacrário receberam papéis de parede em tons claros, para que a imagem da Padroeira e o Sacrário ficassem em destaque e não a parede. As caixas de som e o sistema de som também passaram por manutenção.

Os devotos que participaram da missa do último domingo, 06/08, já puderam ver as obras internas concluídas e elogiaram. A nova pintura deu mais luminosidade e claridade à igreja. A celebração foi presidida pelo pároco Pedro De Celso Gardini, que elogiou os novos papéis de parede.

Os fiéis que participaram da missa da Solenidade da Transfiguração do Senhor, durante a homilia ouviram com atenção, padre Pedro falar que a aparência de Jesus Cristo transfigurado é imagem de sua glória divina futura, após Sua Ressurreição. “E que hoje o esplendor de seu rosto e de suas vestes revela sua divindade de uma maneira tão especial que nenhuma das descrições de suas aparições depois de Ressuscitado contém”, explicou o sacerdote.

No final da celebração a diretoria apresentou os números do Sorteio de Prêmios, em prol a reforma da igreja e a 27ª Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Esta semana o Salão de Festas da igreja recebeu a fiscalização do Corpo de Bombeiros, sendo aprovado. Em breve o salão também passará por obras de manutenção.

Os fiéis e devotos que desejarem colaborar com a festa e com as obras de reforma, poderão entrar em contato com os membros da diretoria.