Um jovem estudante da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) foi aprovado em estágio para atuar como pesquisador no Massachusetts General Hospital na Universidade Harvard, em Boston, nos Estados Unidos.
Júlio Ken Matsubara, de 21 anos, foi selecionado, após uma série de entrevistas, para atuar no Departamento de Anestesia, Cuidados Críticos e Medicina da Dor do hospital norte-americano de junho a dezembro deste ano.
“Para mim está sendo uma oportunidade única, visto que o Massachusetts General Hospital é considerado um dos melhores hospitais do mundo e acredito que essa experiência possa contribuir ainda mais com o descobrimento de novos tratamentos e medicamentos na área da Anestesia Geriátrica”, afirma.
“Trabalharei com experimentos com ratos, cultura de células, e outros equipamentos para investigar os mecanismos neurológicos da doença de Alzheimer e sua relação com a anestesia”, completa.
Durante esse período, Júlio pediu o afastamento das aulas na faculdade e quando retornar poderá continuar o curso de onde parou. Para ele, é uma oportunidade de aprendizado fora do país que depois poderá ser aplicada na atuação profissional no Brasil.
“Espero aprender muito sobre como desenvolver diferentes tipos de projeto de pesquisa e aprofundar cada vez mais nisso para trazer excelência no cuidado aos pacientes do mundo todo. Avalio como uma experiência importantíssima, pois aprenderei a trabalhar em equipe com as maiores mentes da medicina, além de conseguir aplicar as técnicas e experiências quando retornar ao Brasil.”
Experiência internacional
A Famema, faculdade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI), participa de intercâmbios e estágios internacionais desde 2022 e além dos Estados Unidos, alunos da faculdade já fizeram intercâmbio nos seguintes países: Peru, Espanha, Chile, Egito, Grécia, Itália, México, França, Sérvia, Colômbia e Marrocos.
Além do Júlio, outros alunos também já estiveram em Havard. Atualmente são 10 estudantes participando de um programa da universidade também no formato virtual por intermédio da Aspire Leaders Program.
Os estudantes realizam processos de candidatura para as vagas disponibilizadas. Nos últimos anos, por meio do “Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades”, 28 estudantes dos Cursos de Medicina e Enfermagem puderam realizar estágios em universidades estrangeiras. O programa de bolsas também proporcionou a mobilidade de 10 estudantes de Pós-Graduação.
“Os intercâmbios presenciais possibilitam experiências internacionais e interculturais e permitem interação com as diferenças, crenças e culturas e ampliação dos canais de comunicação. Também possibilita o conhecimento das ações de saúde desenvolvidas ao redor do mundo, por meio do contato com outros sistemas de saúde. Além disso, o estudante pode ter contato com grupos de pesquisas internacionais e realizar publicações conjuntas”, destaca o diretor da Famema, o professor Valdeir Fagundes de Queiroz.
TVTem