borb

por José Commandini Neto/ Foto: Joice Maria da Silva- A Igreja Católica, no mundo inteiro, celebrou o Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Este ano, no domingo, 20/05, centenas de fiéis participaram da primeira celebração do dia, realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, de Borborema.

Ao final da celebração, foi apagado o Círio Pascal, a luz de Cristo, como foi três vezes entoado solenemente na Vigília Pascal, nos é tirada, porque devemos nós agora, ser o resplendor desta luz de Cristo Ressuscitado. Neste dia também os Mistérios Dolorosos voltaram a ser recitados, pois durante o período pascal eram substituídos pelos gloriosos de acordo com o tempo litúrgico vivido pela igreja.

Para a igreja católica, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua santíssima mãe, configurando o dia do nascimento da Igreja.

Segundo o padre Walterlei Anderson de Sá, Pentecostes vem do vocábulo grego e significa “quinquagésimo”. Com esta palavra, a Bíblia registra o evento narrado em Atos dos Apóstolos: “Depois que Cristo subiu aos céus, os discípulos, reunidos, receberam o Espírito Santo”. Naquele momento, os primeiros cristãos receberam a força que encheu seus corações e fez com que criassem coragem e pregassem a mensagem de Jesus.

“O Domingo de Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque Jesus ficou quarenta dias após a ressurreição, repassando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam-se quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foi este número de dias, sete, em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes”, explicou o pároco.

Pentecostes é historicamente e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os católicos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes também é considerado o dia do nascimento da igreja.

A próxima Solenidade a ser celebrada no Santuário será a da Santíssima Trindade, no domingo, 27/05.