Moradores do estado de São Paulo precisam ficar em estado de atenção, porque a condição de chuva aumenta em todas as regiões paulistas já nesta sexta-feira (18), com possibilidade de fortes temporais nos próximos dias. Serviços de meteorologia alertam para pancadas de chuva que podem avançar e ganhar intensidade no Interior do estado ao longo do final de semana.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo criou um gabinete de crise para garantir uma resposta rápida à população em face das fortes chuvas e ventos esperados em várias regiões. O gabinete, que inclui membros da Defesa Civil, Saúde, Corpo de Bombeiros e Companhia de Engenharia de Tráfego, também conta com representantes de concessionárias de energia elétrica, para facilitar uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle dos planos de contingência durante situações de emergência.
De acordo com o Climatempo, no Interior de São Paulo a chuva pode acontecer de forma mais generalizada ainda nesta sexta com um potencial alto de temporal, descargas elétricas e ventos fortes.
“O risco de transtornos é alto, embora o cenário não seja tão intenso quanto o registrado na última sexta-feira (11), quando vendavais mais fortes ocorreram. A previsão aponta que as condições atmosféricas desta vez não favoreçam ventos tão extremos, mas o risco para temporais localizados e transtornos na cidade continua elevado”, afirma.
No fim de semana, o risco de ventania é menor e o que passa a chamar mais atenção é a chuva que deve se prolongar por muitas horas seguidas, variando de intensidade, mas podendo ser moderada a forte em várias horas. O estado de São Paulo permanece com potencial alto para alagamentos, enchentes pontuais, queda de galho e/ou árvores, especialmente, em áreas mais vulneráveis, devido à chuva que deve continuar até pelo menos o domingo (20) em muitas cidades.
No sábado (19), o dia começa com chuvas isoladas, mas no decorrer da tarde, da noite e da madrugada de domingo, a chuva ganha força. Há risco de temporais que podem ser acompanhados de ventania nas áreas mais quentes. Grande chance de ocorrência de queda de árvores, grandes alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de encostas em virtude do elevado volume de chuva em áreas ao Norte e além do Litoral Norte do estado de São Paulo.
Por fim, no domingo, as chuvas continuam no Norte de São Paulo, e, no final do dia, as instabilidades se espalham ainda mais.
CidadeOn