Do G1- O helicóptero que caiu durante decolagem na tarde de domingo (11), no Aeroporto Municipal de Lençóis Paulista (SP), está com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido desde o dia 23 de julho deste ano.

 

A informação é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com base em consulta feita nesta segunda-feira (12) ao prefixo da aeronave modelo R44 II da marca Robinson Helicopter, fabricado em 2010. Com o documento vencido, está suspenso o Certificado de Aeronavegabilidade.

O helicóptero está em nome da empresa C.V.E. Comércio Brasil Eireli, de propriedade de Luiz Carlos Domingues Maciel, que pilotava a aeronave.

Em entrevista ao g1, ele alegou que comprou o helicóptero recentemente e pretendia, em breve, regularizar a documentação. Segundo a Anac, houve troca de propriedade da aeronave em 22 de junho deste ano.

Câmera de segurança registra queda de helicóptero durante tentativa de decolagem

A queda do helicóptero foi registrada pelo sistema de câmeras de segurança do local. Nas imagens é possível ver que o piloto do helicóptero tenta decolar, mas a aeronave começa a subir descontrolada e cai na pista (veja no vídeo acima).

De acordo com a Polícia Militar, o piloto, de 58 anos, estava sozinho. O acidente foi por volta de 14h30 e teria sido causado por uma rajada de vento. A vítima teve ferimentos e foi encaminhada à UPA da cidade.

Segundo a unidade hospitalar, ele estava bem, sem fraturas e recebeu alta nesta segunda-feira (12) por volta das 11h. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam à ocorrência.

O aeroporto de Lençóis Paulista fica no quilômetro 116 da Rodovia Osni Mateus, a SP-261. As causas do acidente serão apuradas.