A prefeita Cristina Arantes esteve nesta manhã (12) no Palácio do Governo em São Paulo, assinando o Protocolo de Intenções no valor de quase R$ 300 mil, para participação de IBITINGA no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A inclusão do nosso município aconteceu por indicação do Deputado Caio França (indicação numero 3197\2017 em 22\09\20177).
Após assinatura do protocolo, a equipe do Detran virá até nosso município e fará o estudo e plano de trabalho em parceria com a Secretaria de Segurança e Transito de Ibitinga, para que seja desenvolvido o projeto do que será realizado com o recurso repassados pelo Governo do Estado, para investimentos em sinalização e outras medidas preventivas tendo como base dados cadastrados no infosiga.
Levantamento feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no estado, mostra que 66% das fatalidades no trânsito envolvem colisões entre veículos e atropelamentos.
O dado revela que um dos desafios para o trânsito paulista é promover a convivência segura entre os diferentes modais presentes em ruas e estradas. Em outubro, o número de mortes no trânsito registrou aumento de 3,4%. No acumulado do ano, a redução é de 1,7% na comparação com 2016.
Os dados reforçam a necessidade de adequação das vias para evitar o conflito entre os diversos meios de transporte. De acordo com o Infosiga SP, 98,7% das vítimas desses dois grupos foram atropeladas ou atingidas por outros veículos após um choque. No caso dos ciclistas, 73,8% dos óbitos ocorreram por colisão contra carros, motos, ônibus ou caminhões.
Entre as motos, as colisões correspondem a 56% das fatalidades. Já entre os automóveis, a proporção é 52,8%.
Da Assessoria