Unidade Escolar foi ocupada na noite de sexta-feira, dia 27. Motivo é a suspensão da decisão do governo do estado, no fechamento da escola em 2016

ocupaib

No final da tarde de sexta-feira (27), cerca de trinta alunos ocuparam de forma pacífica, o prédio da Escola Estadual Professora Iracema de Oliveira Carlos, na Vila Izolina em Ibitinga.

O objetivo da manifestação é a suspensão do fechamento da unidade escolar em 2016. Numa decisão do governo estadual, a proposta da Secretaria de Educação, apresentada há dois meses, será o remanejamento dos ciclos, bem como o fechamento de inúmeras unidades escolares no estado de São Paulo, incluindo, a escola Iracema.

Em recesso escolar, a escola recebeu uma limpeza e cuidados nas suas instalações pelos alunos manifestantes. Eles dormiram numa das salas de aula, fizeram comida no jantar e café da manhã. Na esperança do protesto repercutir de forma positiva e unir forças a diversas manifestações que acontecem na capital paulista, colocaram faixas na frente do prédio e disseram que irão permanecer no local até um posicionamento do governador Geraldo Alckmin.

Segundo depoimento da diretora da unidade escolar, Maria Antonia Semeghini Prevato, os alunos entraram na escola de forma pacifica e não houve nenhum dano.

Em depoimento ao Portal Ternura FM, o aluno “Luan” afirmou que a escola é um lugar sagrado, e não há nenhum interesse em causar estragos e sim ‘Cuidar do nosso patrimônio’.

A polícia militar realizou patrulhamento no local, porém não houve nenhum confronto entre os manifestantes.

Nesta segunda-feira, ainda segundo o aluno, não será permitida a entrada dos professores, com exceção da diretora da escola e duas secretarias.

A Delegacia de Ensino de Taquaritinga estará presente para conversar e os estudantes clamam pela presença da comunidade para apoiar a manifestação.

O Promotor Eduardo Maciel Crespilho também será convidado a participar das negociações. (Portal Ternura)