ibprotesto

Mais de mil pessoas tomaram as ruas de Ibitinga na noite desta terça-feira, dia 25, indignadas com a situação política do município, e em apoio às demais manifestações que ocorrem em todo o país.

O tempo chuvoso não impediu que milhares de pessoas saíssem às ruas, pedindo melhorias na saúde pública, maior investimento na educação, isenção do transporte universitário, maiores investimentos na cultura do município, passe livre para a Feira do Bordado, revisão do salário dos vereadores, além do posicionamento favorável do projeto “Ficha Limpa”, além de mais atenção ao Zoonozes da cidade.

O protesto teve início às 19h defronte ao Clube de Campo Planalto e seguiu pelas ruas com um público diverso, entre eles estudantes, professores, aposentados e trabalhadores em geral. Além da multidão que seguiu com faixas, cartazes, placas e autofalantes, diversos carros e motos acompanharam o protesto. Gritos de guerra, buzinas e muito barulho marcaram o protesto que chamou a atenção de muitos curiosos pelas ruas.

Pais acompanhavam seus filhos, incentivando-os a lutarem por melhorias na cidade. A rede social Facebook foi um fator preponderante para o sucesso da manifestação, diversos grupos foram organizados através dele. A multidão seguiu até a Câmara, porém pelo caminho houve alguns pontos isolados de briga. Já na Câmara, os ativistas foram recebidos pelos vereadores que estavam em sessão extraordinária, porém deram atenção aos protestos e questionamentos da população.O presidente da Câmara, Doutor Marcel Pinto da Costa (PSDB), recebeu e acatou as reivindicações apresentadas, que foram posteriormente lidas em Plenário, expondo todos os pontos e assuntos abordados.

Nem todos couberam na Câmara, os que conseguiram entrar passavam as informações para o público externo. A grande concentração de pessoas assustou os vereadores, que chamaram a guarda municipal para darem segurança no local. A manifestação em si foi pacífica, histórica e um sucesso,e encheu de orgulho quem foi e mostrou que o povo acordou e que está de olho nas decisões políticas do município, afirmando que o movimento vai continuar.

Reivindicações dos manifestantes:

Ibitinga é uma cidade Turística reconhecida pela sua natureza exuberante, chamada de Capital Nacional do Bordado pelo seu excelente trabalho neste ramo, que desperta o encanto de pessoas do país inteiro. Porém, infelizmente a cada dia nos deparamos com mais problemas no âmbito social de nossa cidade, principalmente na Saúde, mas não deixando de englobar também a segurança, a cultura, a educação, o esporte, o saneamento básico, entre outros setores.

O descontentamento é ainda maior quando falamos na classe política de nossa cidade, marcada por duelos entre grupos partidários, deixando a população no meio, sendo esta a mais prejudicada. Logo queremos maior transparência das ações, posições e decisões políticas, informando a população dos espaços em que esta pode participar e contribuir para alçarmos melhorias em Ibitinga.

Nossa cidade tem potencial de desenvolvimento social e econômico, mas é preciso ser expandido com respeito, por isso apontaremos aqui pontos para que sejam esclarecidos para a população. Esperamos respostas concretas que apresentem fatos, argumentos e documentos que oficializem as mesmas, contendo também o planejamento da administração com relação a elas.

Somos solidários a causas nacionais, como os atos contra a PEC 33 e 37 que precisam ser mais bem esclarecidas para a população antes que sejam votadas. Pedimos aos excelentíssimos senhores vereadores e outros pertencentes à classe política que se pronunciem aos Deputados levando essa nossa mensagem, que no momento se posiciona contra a votação da PEC 33 e 37.

A Saúde de nossa cidade está doente faz anos e vem se agravando cada vez mais. Gostaríamos de providências e esclarecimentos sobre:
Médicos e fiscalização: encontramos pessoas que relatam a dificuldade de conseguir um atendimento, e quando consegue, este é marcado para depois de muito tempo. Destacaram ainda dentre as especialidades algumas com altas demandas como a Pediatria e a Ginecologia. Quantos médicos estão atendendo na saúde pública de nossa cidade? Como eles estão distribuídos? Qual o plano para a contratação de mais médicos? Como pretendem sanar as filas feitas de madrugada para conseguir agendar uma consulta? Quem fiscaliza o cumprimento de horários dos médicos?
Melhorias no atendimento a população: muitas reclamações são relatadas referentes a qualidade do atendimento na saúde pública.
Como é acompanhada a qualidade do atendimento a população? Os funcionários recebem treinamentos ou capacitações? Quando um cidadão não é bem atendido, a quem ele recorre?

Novos Planos de Saúde na cidade: Ibitinga é uma cidade com mais de 50 mil habitantes, a população pode optar por uma saúde precária que há anos vem sendo oferecida, por consultas particulares ou ainda por planos de saúde. O problema é que em Ibitinga só existe um plano de saúde, limitando assim a escolha da população.
Quais incentivos a administração pode realizar a fim de atrair novos planos para cidade?

Medicamentos: surgem novos relatos sobre a falta de medicamentos para a população e dentro dos serviços de saúde.
Quais as providências que estão sendo tomadas?

Explicação sobre o uso da verba destinada a Saúde: sabemos que milhões são investidos na saúde anualmente.

Existe acesso a esses dados acompanhados de uma explicação sobre os mesmos? Quais os mecanismos existentes para que a população possa acompanhar esses investimentos?

CAPS-AD: pelos jornais e relatos, Ibitinga apresenta um grande número de dependentes químicos, porém oferece poucos serviços públicos de atendimento aos mesmos. O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas é um excelente serviço que pode ser prestado em nossa cidade, estando dentro dos requisitos do governo para implantação do mesmo.

Como está o andamento da implantação do CAPS? O projeto já fora aprovado? Houve o convênio para liberação de verba para a implantação do CAPS? Quem é o atual responsável pelo projeto e pela implantação?

Como já citamos existem outros pontos que merecem entrar na pauta:
Subsídios dos Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários: em dezembro de 2011 um aumento abusivo dos subsídios dos vereadores foi realizado, a imprensa na época falou em 132% de aumento, sendo que se considerarmos a porcentagem da inflação do período de 2009-2012 foi de 22,56%. E se pegarmos o valor pago aos concursados e comissionados de nosso município que atendem diretamente a população através dos serviços prestados, os subsídios estão muito a cima da realidade local. Gastamos mais com políticos do que com os servidores. Solicitamos aos senhores vereadores um posicionamento sobre o caso. Com relação aos subsídios do Prefeito, Vice e Secretários, também serão necessárias correções, pois ficou acima dessa margem.
Reivindicamos nesse caso a revisão dos valores dos subsídios e as possibilidades de alterações, bem como outras medidas legais, para corrigir tal abuso.

Transporte Universitário: o transporte universitário de nossa cidade, segundo os próprios usuários, constantemente têm problemas, incluindo a quebra dos ônibus durante as viagens. Quais as providências estão sendo tomadas para sanar esses problemas?
Durante as eleições houve um compromisso com os estudantes de cobertura de 100% do valor do transporte universitário.
Quando o mesmo será feito? Por que não foi concedida a cobertura de 100% nesse ano, bem como a melhoria das condições do transporte?
Cultura: Ibitinga é a Capital Nacional do Bordado, reconhecida como uma cidade Turística pela exuberância natural, porém deixa muito a desejar na área da cultura. Temos acompanhado algumas realizações de teatros, shows e outros eventos, o que é de grande valia, mas nossa cidade precisa de projetos culturais constantes e não apenas pontuais.

Quais são os projetos culturais existentes (música, teatro, dança, etc.) fomentados pelo município? Como funcionam? Quantas vagas oferecem? Qual o calendário de eventos culturais pelos próximos meses?

Segurança: Ibitinga cresceu e expandiu sua área de habitação e comercial, porém não fez o mesmo quando o assunto é segurança. A cada dia vemos mais criminalidade, roubos, furtos e até homicídios.
Quais as providências que estão sendo tomadas nesse setor? A administração declarou ter proximidade com o Governo de Estado, logo como estão às solicitações de aumento de suporte policial para nossa cidade?

Creches: em nossa cidade a demanda por creches são grandes, pois nas casas todos necessitam trabalhar para o sustento da família, logo não tem com quem deixar as crianças.
Serão construídas mais creches? Quantas vagas são oferecidas atualmente? Quantas pessoas aguardam na lista de espera? Há planos de expansão de alguma creche?

Trânsito: existem pontos da cidade que diariamente geram um caos no transito, como no acesso da Rua Cecília Casemiro de Amorim do Jardim do Bosque para o Jardim América. O centro também vem vivendo altos fluxos de veículos que quando se juntam aos ônibus de turismo viram uma grande confusão.
Quais as medidas que serão feitas nesse setor? Existem propostas como instalação de semáforos? Mudanças de sentido de ruas? Áreas direcionadas para ônibus de turistas?

Ficha Limpa Municipal: o projeto inicial foi protocolado em 2 de Janeiro de 2012 e quase 6 meses depois um vereador propõe um projeto substitutivo. Por que tanta procrastinação para a votação desse projeto que só traz benefícios e transparência da administração pública diante dos cidadãos de Ibitinga? Quando será votado?
Saneamento Básico: depois de 10 anos de várias pessoas trabalhando pela causa, ficamos muito satisfeitos com a assinatura do convênio e a palavra do Governador quanto ao valor de 30 milhões de reais para a construção da Estação de Tratamento e Esgoto de Ibitinga.
Como está o andamento dessa obra? Já foi iniciada? Qual a previsão de término? Qual o cronograma, as licitações e as demais informações para que a população possa acompanhar a construção de tão grande obra?
Caminhando juntos muitas conquistas podem ser alcançadas em sintonia com os anseios da população. Por fim, aguardamos as devidas providências e respostas, com a maior brevidade possível.

Foto e informações do Portal Ternura