Do site da Prefeitura de Itápolis - No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, José Toledo de Mendonça, coordenados pela Professora Evandra Sala, visitaram o Poço de Recalque de Água, localizado na Rua Ricieri Antonio Vessoni, administrado pela Autarquia SAAEI - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis, com o objetivo de compreender a importância da economia de água, para que este bem tão precioso para nossa sobrevivência, não falte em nossa cidade. Durante a visita, os alunos da escola municipal puderam observar de onde vem, de que forma chega a água naquele local e como é o processo de cloração e fluoração.
Todos esses procedimentos são importantes para garantir a qualidade da água no que se refere a ausência de microorganismos patogênicos – função do cloro, e a saúde bucal – função do flúor.
Um funcionário do SAAEI foi o monitor da visita, respondendo às várias indagações dos alunos que tiraram muitas dúvidas sobre o tratamento e a correta utilização da água. Os alunos se mostraram muito interessados sobre o assunto, demonstrando que entenderam a importância do tema da visita.
Os estudantes puderam compreender ainda que é naquele local que chega a água captada dos mananciais de uma Chácara da cidade e da Área de Lazer, por gravidade. E a partir daquele ponto a água é direcionada por bombeamento até o Poço Primavera e então distribuída à população de Itápolis. O representante do SAAEI, explicou que a ótima qualidade da água do Município deve-se ao fato de que Itápolis capta água através de poços e de dois mananciais preservados, com muitas minas de água, que são direcionadas para o recalque central da Rua Ricieri Antonio Vessoni.