palestra polio rotary 7

A Secretaria de Saúde contou com uma agenda especial para o Outubro Rosa em Itápolis, intensificando a campanha do exame preventivo do Câncer de Colo de Útero (Papanicolau) e orientando as mulheres sobre a importância do autoexame nas mamas.

 

As mulheres acima de 40 anos foram encaminhadas para realizar a mamografia, exame que detecta casos de Câncer de Mama. "Quando diagnosticamos algum sinal no autoexame, em mulheres que ainda não tenham a idade indicada, elas também são encaminhadas para fazer o exame específico", explicou a secretária da pasta. Esta campanha foi realizada em todas as UBSs da cidade e dos distritos, inclusive em horários diferenciados, como no período da noite e aos sábados, visando facilitar a participação das mulheres.

A equipe do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e os agentes comunitários de Saúde orientaram os pacientes que aguardavam atendimento no PSF do Jardim São Lucas e na UBS São Benedito, sobre os dois tipos de câncer. A informação é importante porque quanto antes um caso de câncer for diagnosticado, maior são as chances de cura. O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial também realizou ações de conscientização e vestiu a cor rosa para ressaltar a importância de lembrarmo-nos da prevenção.

Em continuidade as ações do Outubro Rosa em Itápolis, no dia 26 de outubro o médico ginecologista e obstetra Dr. Eduardo Jacob, ministrou uma palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero. Esta iniciativa foi realizada em parceria com o Rotary, Rotaract, Interact e Casa da Amizade. Além de ficarem mais informadas, as participantes puderam colaborar com a Santa Casa e o Abrigo Rainha da Paz, fazendo a doação de 41 caixas de leite e 14 pacotes de fralda geriátrica. “Foi uma noite de informação e colaboração”, explicou a secretária de Saúde.

Nas Escolas Municipais o tema também foi destacado, os alunos das EMEIs Averaldo Papucci e Vereador Manoel dos Santos de Tapinas realizaram atividades sobre o "Outubro Rosa", com bexigas, cartazes e pinturas sobre o tema que foi abordado de forma pedagógica pelas escolas.

É importante ressaltar que apesar do mês do Outubro Rosa ter terminado, o trabalho de prevenção ao câncer continua em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Mulheres: não deixem de cuidar da própria saúde.

Fonte e fotos: Imprensa Prefeitura de Itápolis