Reconhecendo o brilhante trabalho da Rede Municipal de Educação, realizado pelos professores, gestores e Secretaria de Educação, que levou os alunos municipais de Itápolis a conquistarem o 3º lugar no Brasil segundo a avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, a Abril Educação está instalando outdoors na cidade para homenagear o município.
O IDEB é o principal parâmetro para avaliar e orientar melhorias no ensino no Brasil e apontou que Itápolis apresentou desempenho educacional acima da média nacional.
A meta proposta pelo MEC para o Ensino Fundamental I (de 1º a 5º ano) era 4,9, a média do país foi de 5,2, mas, as escolas de Educação Municipal de Itápolis registraram nota 7,3 ficando muito acima da média nacional e da média do Ministério da Educação.
Foi uma verdadeira evolução na educação oferecida pela Prefeitura de Itápolis aos alunos da cidade. Em 2009 o município teve nota 6,7 nesta avaliação, no ano de 2011 subiu para 7,0 e na última, a prova realizada em 2013 saltou para 7,3.
Já no Ensino Fundamental II (de 6º a 9º ano), a média nacional foi de 4,2, enquanto o município atingiu pontuação de 6,6, mas a meta do país era de 4,4, demonstrando, novamente, a superioridade da qualidade do Ensino em Itápolis. Considerando o cálculo oficial da qualidade da educação básica no país, o IDEB divulga a cada dois anos e revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas.
Desde 2010, a prefeitura de Itápolis utiliza o Sistema Anglo de Ensino, da Abril Educação, como principal parceiro na implantação de metodologias de ensino voltadas à evolução do aluno do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, anos escolares em que a gestão municipal atua.
Atualmente, o Sistema Anglo abrange os 2226 alunos da rede pública no município de Itápolis. Por meio de aulas organizadas, com indicações precisas para o professor montar suas aulas, capacitação constante dos educadores e material didático idêntico ao oferecido na rede particular, o sistema de ensino estimula o aprendizado e contribui para que os alunos tirem as melhores notas na Prova Brasil e no SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, aplicados a cada dois anos.