Nesta quarta-feira (23) o Centro de Atenção à Covid, localizado no prédio onde funcionava o Lar São José cedido pela igreja católica, foi aberto oficialmente pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Santa Casa de Itápolis.

O Centro atenderá casos de síndromes gripais, incluindo suspeitas ou casos confirmados de Covid, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nesse horário, os casos de síndromes gripais não serão atendimentos no Pronto Atendimento da Santa Casa, retornando, após este período e nos finais de semana e feriados.

O foco é prestar um atendimento priorizado e exclusivo para as síndromes gripais, desafogando a demanda das Unidades Básicas de Saúde do município e da Santa Casa durante a pandemia.

O paciente será atendido por uma equipe de enfermagem e médicos. No local será realizada a triagem, consulta e aplicação de medicação indicada pelo médico - quando houver necessidade - e se o paciente tiver prescrição de medicamentos para continuar um tratamento já sairá do Centro de Atenção à Covid com os remédios recomendados, sem precisar se deslocar até a farmácia municipal. Caso o paciente precise de internação, ele já será transferido diretamente para o hospital, para ter o prosseguimento do atendimento.

O Centro de Atenção à Covid é mais uma iniciativa da Prefeitura de Itápolis no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que se soma as demais ações: ampliação da usina de oxigênio da Santa Casa, aumentando em 140% a produção no município; intensificação da fiscalização; antecipação de grupos na vacinação contra Covid; entrega de medicamentos para pacientes Covid em casa; criação do comitê Covid com membros do Executivo, Legislativo e Sociedade Civil para discutir e definir as medidas preventivas; implantação de protocolo de medicação para síndrome gripal e restrição de circulação para diminuir os casos Covid.


Fonte: Prefeitura de Itápolis