fe

Será inaugurado neste domingo, 2, o trecho de Itápolis, no Ramal Centro Paulista, do “Caminho da Fé”. Na frente da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo o totem de identificação de Itápolis - ponto de referência de nosso município para os peregrinos - será inaugurado, oficialmente, às 11h30.

 

Antes acontece, logo pela manhã, às 7h30, o café no Calçadão para os ciclistas que percorrerão o trajeto de 25 km e para os pedestres que farão a caminhada de 5 km. Às 11h, os grupos voltam a se encontrar em frente à igreja para participar da cerimônia de inauguração, logo após as 12h, acontece o almoço beneficente com renda revertida ao Abrigo Rainha da Paz. Os participantes também poderão colaborar com a doação de litros de leite, que serão revertidos ao Grupo São Peregrino.

O evento inaugural, que conta com o apoio do Sindicato Rural, está sendo preparado pela Prefeitura de Itápolis e Secretaria de Cultura e Turismo. Com 204 km de extensão, o Ramal Centro Paulista se inicia em Borborema passa por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito e chega a São Carlos, de onde se interliga com outros ramais percorridos pelos romeiros rumo ao Santuário Nacional de Aparecida.

As rotas de cada município já estão demarcadas com placas de sinalização dos postos de abastecimento e atendimento, que incluem hotéis, restaurantes, lanchonetes e farmácias. Os estabelecimentos comerciais devem estar localizados a 200 metros da rota para facilitar o deslocamento dos romeiros, que farão momentos de descanso e repouso, conhecerão a cidade percorrida neste caminho, onde também se alimentarão.

Atualmente, a rota da Associação Amigos do Caminho da Fé, da qual Itápolis e as demais cidades estão ligadas para compor os ramais, tem cerca de 800 km de trajeto, que são percorridos a pé ou de bicicleta. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado para dar estrutura às pessoas que fazem peregrinação à Aparecida.

Com motivações religiosas, de autoconhecimento, esportivas ou aventureiras, em 2017, aproximadamente, 10 mil pessoas passaram pelo Caminho da Fé. Para este ano, a previsão é de que ocorra um crescimento de cerca de 30%, com a inclusão da nova rota. Já em 2019, a estimativa da Associação é de que o número de peregrinos, percorrendo os roteiros do Caminho da Fé, chegue a 30 mil pessoas. “Para alguns percorrer este caminho pode ser um pagamento de promessa, para outros um desafio dos próprios limites e sua superação, em alguns casos é utilizado para um tempo de reflexão que levará a tomada de decisões importantes, as motivações são muitas. De toda forma, a passagem dos peregrinos por Itápolis será importante para estimular nosso comércio e ajudará divulgar o nome da cidade”, destacou o secretário de Cultura e Turismo.

“2018 está sendo muito importante para Itápolis se projetar por meio do turismo. Conseguimos no início do ano o selo de Município de Interesse Turístico (MIT) e, posteriormente, passamos a fazer parte do Caminho da Fé. Enxergamos a oportunidade de utilizar as belezas da cidade para atrair visitantes e movimentar a economia local”, disse o prefeito. Reconhecendo a importância do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) neste trabalho para tornar Itápolis mais conhecida, o vice-prefeito destacou: “o empenho do COMTUR e da Secretaria de Cultura e Turismo, que tiveram nosso total apoio, resultou neste projeto que possibilita que os itapolitanos explorem oportunidades ligadas ao turismo. É um processo que está no início e que, com o passar do tempo, se comprovará eficaz”.

Imprensa Prefeitura de Itápolis