Se você faz parte de um dos grupos indicados pela Campanha ainda pode se vacinar
A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe já teve seu prazo prorrogado por duas vezes, devido ao fato de que o número esperado de vacinações não havia sido alcançado. Em Itápolis, 73,56% do total esperado foram vacinados. Entre os principais grupos que a campanha abrange foram vacinadas 5995 pessoas, sendo 4.431 idosos com mais de 60 anos, 625 crianças de seis meses a dois anos, 255 gestantes sendo 54 mulheres que deram à luz (até 45 dias depois do parto) e 630 profissionais da área da saúde. Outras 2.898 pessoas foram vacinadas por pertencerem ao grupo de doentes crônicos, com doenças como diabetes. Somando assim, 8.893 doses da vacina aplicadas no município.
A cobertura da Campanha a nível nacional alcançou os 88,65% e a estadual 86,97%. O Estado de São Paulo lidera o número de mortes por gripe H1N1 em todo o País. Segundo o Ministério da Saúde, até 12 de maio 55 pessoas morreram em cidades do Estado.
A importância e eficiência da vacina contra gripe é fundamental na prevenção da doença. Após receber a vacina, o corpo ainda leva cerca de 15 dias para produzir a quantidade necessária de anticorpos e ficar imunizado, segundo infectologistas. Por isso, quem pertence a um dos grupos indicados pela Campanha e ainda não se vacinou, não deve perder mais tempo e procurar o Posto de Saúde Central.