A Revista Sorveteria e Confeitaria Brasileira, especializada no setor, divulgou uma reportagem extensa sobre o trabalho da Prefeitura Municipal de Itápolis, para projetar a cidade como a Capital do Sorvete. Itápolis, que já é conhecida por ser a capital da Laranja, devido ao grande número de laranjas produzidas no município. Mas atualmente devido ao grande número de filhos de Itápolis fabricando sorvete no estado de São Paulo e fora dele, Itápolis também pode ser chamada de Capital do Sorvete. A colonização italiana introduziu em Itápolis a cultura de consumo do sorvete, formando inúmeros profissionais sorveteiros. Em 1915 foi inaugurada a primeira sorveteria em Itápolis, chamada “A Favorita”, de Raimundo Romanelli, italiano originário da região de Vêneto na Itália. Com a influência italiana e todo um cenário promissor no município, a Prefeitura Municipal busca mais esse título de prestígio para a cidade.
A Prefeitura de Itápolis já realizou vários eventos voltados para o ramo da sorveteria, para vincular o nome da cidade à importância dos sorveteiros itapolitanos. Primeiro aconteceu o Encontro de Sorveteiros Itapolitanos, um marco para a cidade e para o mercado sorveteiro, que aconteceu no dia 15 de abril de 2009. O evento reuniu cerca de 400 pessoas no Teatro Municipal Geraldo Alves, contando com a presença das empresas fornecedoras, representadas pelos diretores das empresas Duas Rodas, Marvi, Riberdoces, Polar Distribuidora, Dipal e Skalla, que são as principais fornecedoras do ramo.
Mais de 130 proprietários de sorveterias itapolitanas com seus respectivos familiares, que estão fixados no município e em outras 115 cidades do interior do Estado prestigiaram o Encontro, que foi acompanhado pela imprensa da região e registrou a participação especial do Chef Gelatiere Frederico Jardim Samora, integrante da equipe que representou o Brasil na Itália, na Copa Mundial do Gelato (2006) e no Prêmio Imprensa de Gelato in Távola (2009).
Depois ocorreu a Feira Nacional do Sorvete em Itápolis realizada entre os dias 2 e 3 de junho de 2009, no Salão de Festas do Santo Antonio a 1º FENASITA, que reuniu fabricantes de máquinas, equipamentos e matéria prima para a produção de sorvetes, além da presença de sorveteiros da cidade e região. Realizada pela Prefeitura Municipal de Itápolis, a Feira foi visitada por mais de 300 empresários do ramo, que puderam conferir os lançamentos tecnológicos do setor. O principal objetivo era fortalecer o seguimento, reunindo fornecedores e produtores e assim consagrar Itápolis como a "Capital Nacional do Sorvete". Título justo, já que os melhores sorveteiros do país são itapolitanos ou pelo menos aprenderam a profissão aqui.
Em seguida Itápolis foi muito bem representada no II Campeonato Sorveteria Brasileira, em Belo Horizonte, no evento realizado pela Publitec, editora técnica que publica a revista Sorveteria e Confeitaria Brasileira de Minas Gerais, nos dias 26, 27 e 28 de Julho de 2011. Onde uma equipe de sorveteiros itapolitanos apoiada pela Prefeitura, competiu com outras cinco equipes participantes, vindas de vários estados. A equipe de Itápolis que tinha como Mestre Sorveteiro, os Itapolitanos Leandro Sambini, destacado Mestre Gelatieri, Membro da FIC (Federazione Italiana Cuochi – Federação Italiana de Chefs) e o confeiteiro Maílson Rita, destacado empresário do ramo de sorvete, acompanhados pelo capitão do grupo, Ademir Donisete Sambini. A Equipe Itapolitana participou com o tema em uma homenagem aos 150 anos da Unificação da Itália e o início da Grande Imigração Italiana para o Brasil, homenagem também para Itápolis, que tem na maioria das suas famílias a ascendência italiana. Nesse concurso que é homologado com o regulamento internacional da Coppa Del Mondo della Gelateria em Rimini na Itália, consistia em cinco provas que deveriam ser realizadas perante o público: decoração de cuba, cone de sorvete, peça artística, torta gelada e taça decorada. A Equipe de Itápolis foi destaque com o cone de sorvete sabor laranja, decorado com as cores da bandeira da Itália. O sabor do sorvete impressionou os jurados e os patrocinadores italianos presentes. Com esse sorvete, Itápolis ganhou o Prêmio Destaque pela Imprensa especializada, fazendo assim com que o nome da cidade se destaca-se nacionalmente como produtor de um sorvete de alta qualidade.
Já no 1º Seminário de Sorveteria e Confeitaria em Itápolis, os comerciantes do ramo da cidade e região puderam conhecer mais novidades do mercado. O evento aconteceu no dia 23 de setembro de 2011, na Associação Comercial e Empresarial da cidade, com a participação dos representantes da ABRACES – Associação Brasileira de Confeiteiros e Sorveteiros. O Seminário foi apoiado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia. O presidente da ABRACES, Angelo Perrella que é mestre confeiteiro e diretor técnico da Federação Internacional de Chefs e o vice-presidente Frederico Jardim Samora, que é mestre Gelatieri, mostraram aos presentes as novidades dos setores, como a necessidade de incorporar as atividades dos diferentes ramos, uma a outra. O sorvete vencedor sabor Laranja foi preparado defronte ao público e batizado oficialmente de “Itápolis” e foi degustado por todos, com inúmeros elogios.
Na FAITA de 2011, a equipe que representa o Sorvete Itápolis, distribuiu gratuitamente, com apoio da Prefeitura, para a população que estava presente no evento, o sorvete sabor laranja que leva o nome de Itápolis. Foi um grande sucesso, gerando filas no estande do Sorvete Itápolis, pois todos queriam provar o sorvete.
A Prefeitura Municipal de Itápolis está estudando uma parceria com os membros da ABRACES – Associação Brasileira de Confeiteiros e Sorveteiros, para avaliar a possibilidade da implantação de um curso especializado em Sorveteria e Confeitaria na cidade.
(Fonte: Prefeitura de Itápolis)