Itápolis/João Reis - Da Redação - Os Caramujos Africanos continuam sendo um problema em Itápolis.Com as chuvas de verão o caso se agrava.Alguns locais da cidade estão infestados da espécie que pode causar doenças graves.Eles chegam a colocar 600 ovos a cada dois meses.Um dos locais de maior concentração é na Vila Santos.Lá os moradores sofrem há anos com a invasão destes Caramujos.
Caramujo Africano na Vila Santos em Itápolis.Crianças disseram que chegaram a levar Caramujo na Bolsa da Escola sem perceber.
Nossa reportagem entrou em contato com Cassiano Cyryno, do Controle de Vetores de Itápolis, para saber quais procedimentos o município vem adotando em relação a este infortúnio.Ele disse que: "Ciente do problema o Município comprou um lote de um novo tipo de veneno chamado "Metarex". O "Metarex" funciona como uma armadilha.É uma isca feita a base de formiga, o Caramujo engole e morre".Cassiano ressaltou que "O lote do veneno deve chegar dentro de poucos dias".
Almeida Cyrino, ainda explicou: "Várias ações de combate já foram realizadas no local e o número de caramujos diminui, mas o controle é difícil devido ao grande número de residências muito antigas no bairro.A população tem que estar alerta e nos chamar caso veja um Caramujo Africano, pois o controle é manual.Nós vamos até o local e recolhemos para esterilização.Com a nova isca esperamos fazer um combate mais eficiente".
Alberto Delabela, morador da Av. Campos Salles, na Vila Santos espera que o novo método de combate ao Caramujo melhore sua qualidade de vida. "Há oito meses me mudei pra cá e fiz uma hortinha, mas quem tem coragem de comer?O problema é bem pior quando chove, eles chegam a entrar dentro de casa." Lamenta.
O caso é tão fora de controle para os moradores desta rua, que as crianças afirmaram a nossa reportagem que chegaram a levar Caramujo na Bolsa da Escola sem perceber.Além disto a Campos Salles tem o agravante de ficar próxima ao rio de descarga de esgoto da cidade, e o sistema não é canalizado, o que piora ainda mais a situação.
SERVIÇO: CONTROLE DE VETORES DE ITÁPOLIS: (16) 3262 4118 - Atenção!!! Ligue Caso veja um Caramujo!!!O Serviço de Controle de Vetores afirma que irá até o local fazer a remoção e o controle com o novo veneno "METAREX".