fe

O secretário de Cultura e Turismo de Itápolis representou o município em uma reunião realizada em Borborema com a equipe de gestão executiva da Associação dos Amigos do Caminho da Fé. O projeto Caminho da Fé é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), e foi criado para oferecer pontos de apoio às pessoas que fazem peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida.

A proposta apresentada na reunião é da abertura de um novo ramal, interligando Borborema até São Carlos, ampliando assim o acesso dos peregrinos pela região centro-oeste do estado até a cidade de Aparecida no Vale do Paraíba. Este trajeto passaria por Itápolis e outras cidades que compõem a Região Turística Centro Paulista.

 

Representantes de oito municípios compareceram à reunião, demonstrando interesse em integrar o projeto: Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito e Ibaté.

Em uma explanação sobre a história e os planos do Caminho da Fé, a gestora executiva da Associação, Camila Bassi Teixeira, explicou que integrar um ramal traz desenvolvimento turístico e econômico para um município, deixado pela passagem dos peregrinos. “Em 2017 aproximadamente 8 mil pessoas passaram pelo Caminho da Fé, com motivações religiosas, esportivas, aventureiras ou de autoconhecimento”, disse.

A meta estabelecida para a implantação desse novo ramal é para maio deste ano. Já ficou agendada uma nova reunião entre as cidades que tem interesse em participar do projeto, para o dia 12 de março, em Itápolis. Até a nova data, cada município estudará a forma legal de aderir ao projeto.

Os itapolitanos Marcelo Mancinelli e Valentim Baraldi também estiveram presentes na reunião.

“Tudo que puder atrair turistas para nosso município e movimentar nosso comércio sempre será bem vindo”, concluiu o Secretário de Cultura e Turismo do município.
Imprensa Prefeitura de Itápolis