mais-medicos

Página do Site maismedicos.gov.br mostra que Municípios do porte de Itápolis tiveram apenas 1 vaga autorizada neste ano de 2015.

Da redação RN -  Nesta semana representantes dos poderes executivo e legislativo de Itápolis divulgaram na mídia local de Itápolis uma visita a Brasília. Entre outras assuntos foi anunciado que a visita rendeu a promessa de envio de mais 7 médicos do programa Mais Médicos para a cidade de Itápolis já no início do ano de 2016, de acordo com a matéria será lançado um Novo Edital com as 7 vagas para Itápolis. Atualmente Itápolis tem apenas 1 vaga no programa.O representante do legislativo que esteve em Brasília, do PT de Itápolis, afirmou em reportagem divulgada na mídia local que: o mero cadastramento na internet não garantiria a efetivação dos programas. “É preciso mostrar interesse e comprometimento do município para com os programas do Ministério da Saúde”, disse.  A afirmação levanta a suspeita de que políticos do PT tentam conseguir vantagem sobres os outros municípios, uma vez que o o site http://www.maismedicos.gov.br/consulta-por-cidade#  anuncia que atualmente, nesta ano de 2015, foi disponibilizada apenas 1 vaga do programa para Itápolis e a maioria dos municípios do mesmo porte. Com a afirmação do representante do legislativo de Itápolis que liderou a viagem até Brasília, entende-se que o sistema de cadastros não funciona e que todos os municípios devem ir até Brasília para conseguir mais médicos do Programa Mais Médicos se utilizando do famoso jeitinho brasileiro.

Não fosse o custo da viagem, muito alto por sinal, e geralmente pago por você leitor, bem que todos os municípios poderiam ir até Brasília pedir mais médicos. O fato é que todos voltariam apenas com a promessa, uma vez que o número efetivo e concreto de vagas só é possível saber após a publicação do edital e, apesar dos pedidos dos municípios, existe um programa que deve ser respeitado pelo governo federal de acordo com o médicos disponíveis.

Na lista de vagas disponíveis por município do Programa Mais Médicos neste ano de 2015 Itápolis consta como um dos municípios que tem apenas 1 vaga disponível e, de acordo com especialistas, seria quase impossível atropelar os outros municípios com o mesmo número de habitantes e conseguir 7 vagas para o ano que vem. Para se ter uma idéia, nesta ano de 2015, a cidade de São Paulo tem 34 vagas e município bem maiores como Rib.Preto tem 7 vagas. O maior número de vagas se concentra no Norte e Nordeste do País, berço do PT. Click aqui e faça uma consulta!

Mas o número de vagas disponíveis parece não ser problema para o vereador de Itápolis, do PT, que, com Dilma presidente, sente ter as portas abertas em Brasília por hora. Ignorando o sistema de Cadastros Online onde foram gastos muitos milhões, ele prefere ir até Brasília onde consegue promessas para o ano que vem. Com isto, ele pode ter atropelado o sistema que até então tinha muita credibilidade na distribuição adequada de vagas do Programa Mais Médicos por municípios do Brasil. 

Dívida da Santa Casa 

Além do problema da falta de médicos, a saúde de Itápolis agoniza há anos e a Santa Casa do Município tem uma dívida de mais de 15 milhões de reais e continua acumulando dívidas. Em relação à dívida da Santa Casa de Itápolis os Políticos da cidade não conseguiram nada com a viagem a Brasília. 

Interventor pode pedir saída do cargo

Na mesma semana que os líderes de Itápolis foram a Brasília, o atual interventor da Santa Casa de Itápolis anunciou que pode pedir a saída do cargo na próxima semana.

Mais Lidas