Os vereadores assinaram o requerimento de CPI após discurso do vereador Tonicão de Agostini (PR) na sessão de 29/11, dizendo que chegara aos seus ouvidos que vereadores tinham recebido uma “mala preta” como incentivo para aprovar inclusão de dois loteamentos como de interesse social.Os autores do pedido de CPI sustentam que a fala foi genérica, sem apontar nenhum parlamentar. “Assim, é dever deste Legislativo apurar se houve ou não o fato e responsabilizar parlamentar (es) e terceiro (s) eventualmente envolvidos”.

Interesse social: No mês de novembro, tramitaram pela Câmara dois projetos do Executivo incluindo dois novos loteamentos na cidade como de interesse social. Após várias reuniões e debates, o prefeito retirou os projetos e apresentou alteração na Lei de Zoneamento, criando a zona residencial 4, com lotes de dez metros de frente. As demais áreas da cidade permanecem com tamanho mínimo de 12 metros.A substituição do interesse social pela alteração no Zoneamento levou os vereadores a aprovarem por unanimidade a matéria. No mesmo dia, o vereador Tonicão proferiu o discurso da “mala preta na Tribuna”.

Abaixo, transcrição do trecho do discurso do vereador Tonicão, que motivou a abertura da CPI:

“A minha preocupação maior foi o que aconteceu comigo. Chegou até os meus ouvidos que alguns Vereadores estariam recebendo uma mala preta, e eu confesso que teria de dizer isso se não eu não ficaria contente, nem dormindo eu estava, vocês podem ter certeza disso. Estou muito preocupado. E que isso eu acredito que não seja verdade, e falo por mim e com muita propriedade, e peço licença para falar por vocês. Acho que aqui dentro desta Câmara não tem homens para isso. Eu acho que nenhum de nós aqui somos capazes de levar para esse ponto”...