Exposição acontece na prefeitura até dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

ma

Toda população está convidada a conhecer a maquete que retrata Itápolis dos anos 30, confeccionada pelo aluno do 8º ano da EMEF “Prof. José Toledo de Mendonça”, Guilherme Henrique Barra Pinheiro. A igreja matriz e seu entorno, a praça onde hoje está instalado o Fórum, a antiga estação ferroviária e prédios que marcaram época no município, podem ser vistos até o dia 9 de novembro, no “Paço Municipal 20 de Outubro - Prefeito Emílio Mucari”, sede da Prefeitura Municipal. (Veja fotos da Mostra Cultural da Escola Toledo, onde estava exposta a maquete).

 

Depois de visitar a cidade de Parati, no litoral paulista, Guilherme despertou para o mundo das maquetes e começou a confeccionar prédios históricos com caixas de sapato. O interesse pelo passado e seu contexto representado na arquitetura estimulava cada vez mais o aluno da escola Toledo - onde são ministradas aulas de História do Município - a produzir em papelão como era Itápolis nos anos de 1930. Com estímulo da família, que contava os fatos que conhecia da época e que também trabalha com construção, o estudante de 13 anos usou as horas de folga e férias, do último um ano e meio, para recortar e pintar 42 prédios da cidade.

Orgulhosa do filho, a mãe Solange Barra e o pai Paulo Pinheiro revelaram quase não ter mais espaço em casa para guardar as maquetes: “já separamos um corredor só para isso, mas ficamos muito felizes de ver o interesse dele por temas importantes”.

Quem também reconheceu a relevância do trabalho foram o prefeito e vice-prefeito que ao conferirem a exposição do material durante a Mostra Cultural da escola Toledo, que integrava a Semana da Educação, convidaram o aluno para mostrar suas maquetes no Paço Municipal. “Quisemos apoiar uma iniciativa tão importante como a do Guilherme, que valorizou nossa história. Por isso, abrimos o espaço da prefeitura para que mais itapolitanos possam conhecer a iniciativa”, disse o prefeito.

ma2

O vice-prefeito destacou a dedicação do aluno da escola municipal: “vemos uma riqueza de detalhes na pintura dos prédios, assim como, na composição de todas as maquetes. Em tempos onde os jovens estão, cotidianamente, ligados às telas de TV e celular, é muito positivo saber que também há interesse pela própria história”, pontuou.

É importante destacar a colaboração dos amigos de classe do Guilherme que, tanto na escola como na prefeitura, ajudaram a montar a exposição, além do apoio dispensado pela equipe escolar, professores, coordenadora pedagógica e diretora da escola Toledo e da Secretaria de Educação.

Serviço:
Exposição Itápolis Anos 30
Local: Prefeitura Municipal “Paço Municipal 20 de Outubro - Prefeito Emílio Mucari”
Endereço: Avenida Florêncio Terra, 399, Centro
Data: De 24/10 a 09/11 (Segunda a Sexta-feira)
Horário: 8h às 18h
Imprensa Prefeitura de Itápolis